Grupo Cordão de Dança leva espetáculo a Portugal

Grupo também se apresenta no período de 18 a 21 de março, na Casa da Cultura de Teresina

Avalie a matéria:
Cordão de Dança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Cordão Grupo de Dança completa 14 anos de existência, e para comemorar essa conquista que representa aos alunos e professores do projeto muito trabalho e dedicação a arte, eles agora estão desenvolvendo uma nova ação.

Em 2019, o trabalho ‘Corpo-Cordão’ traz como mola propulsora a vivência em coletividade, dando passagem a performances dos integrantes que experimentam novas possibilidades, outros modos de existir. “Vida e dança atravessam-se mutuamente, a ponto de nos levar a dançarmos vivendo ou vivermos dançando, ou melhor, cuidando do movimento de nosso corpo, entendendo que sem ele não há vida, cuidando do modo como nos relacionamos com o mundo, cuidando uns dos outros”, define Roberto Freitas, diretor do grupo e idealizador do projeto.

E a iniciativa que começou dentro da Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão está tomando proporções que só enche de orgulho todos os envolvidos. No mês de abril, o grupo irá se apresentar durante evento que acontece além-mar.  “O Corpo~Cordão alça voos mais altos e mais longos, atravessa o Atlântico e pousa no I Encontro Piauí Portugal, que será realizado de 21 a 25 de abril, em Lisboa. E com isso continua propondo as relações entre vida, corpo e movimento para pessoas, crianças, jovens e adultos nas mais diversas frentes, teresinenses, piauienses, brasileiras e do mundo”, diz.

O diferencial, segundo Roberto, é que, além das apresentação, o CorpoCordão cada vez mais se propõe a conversar, a estabelecer diálogos entre corpos e instituições que conectam a arte à educação e a pensamentos de inclusão, ou seja, à potencialização do próprio viver, por meio da troca de experiências entre corpos e mundo.

Dentro dessa mesma perspectiva de trabalho, nos dias 04 e 05 de abril, estará sendo lançado em Brasília o livro ‘Arte, Educação e Inclusão: 10 anos de Cordão Grupo de Dança’, de autoria de Roberto Freitas e Flavio Brebis. Trata-se de uma edição bilíngue (português/inglês) com 246 páginas ilustradas que conta a trajetória do grupo de jovens que encontraram na dança um caminho de busca de transformação de suas vidas por meio da arte e da educação. “Esse trabalho traz um pensamento de arte-educação que, aliado a um forte conceito de inclusão, vem revolucionando o ensino na Rede Pública Municipal de Teresina”, ressalta Freitas.

Quem quiser ver de perto o resultado do projeto e do espetáculo antes da apresentação do I Encontro Piauí Portugal, ele estará em cartaz de 18 a 21 de março, 19h, na Casa da Cultura de Teresina.

Lembrando que concepção e coordenação de pesquisa: Roberto Freitas; intérpretes: Agda Nascimento, Beatriz Lima, Laryssa Oliveira, Raian Santos e José Nascimento (convidado). Trilha sonora original: Mateus Vilarindo e Kayo Arruda; concepção de Iluminação: Roberto Freitas e José Nascimento; projeto gráfico e figurinos: Tupy Neto; confecção de figurinos: Regina Mendes. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES