Humanitas escolhe autor piauiense para montagem dos 20 anos

Através da iniciativa se pretende selecionar um texto para ser encenado na comemoração de aniversário da Companhia.

Humanitas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

São 20 anos de estrada e muitas histórias para contar. E nada melhor que fazer isso de uma forma diferente. Que tal no lugar de enaltecer as produções que já passaram pela trajetória do Humanitas reverenciar autores que ajudam diariamente a fazer o teatro piauiense? Essa é a ideia do grupo que quer reverenciar a data lançando o edital do concurso ‘Autor do Humanitas’.

Através da iniciativa se pretende selecionar um texto para ser encenado na comemoração de aniversário da Companhia. Para participar, basta ir ao blog no endereço humanitasgrupodeteatro.blogspot.com e acessar o edital.

Divulgação

Lá tem todas as informações que os autores precisam para saber se seu texto pode ser um dos inscritos. Além disso, o texto escolhido receberá um prêmio no valor de R$ 1.000,00.

Ao longo desses 20 anos a companhia já encenou vários autores, como Eraldo Maia, Luís Fernando Veríssimo, Maria Clara Machado, Júlio Comte, dentre outros. As duas últimas peças que tiveram estreia foram ‘As Sete Irmãs’, do cearense Walden Luiz, e ‘O Soldado e a Florista’, do paulista Cid França.

Para Júnior Marks, diretor da Companhia, a ideia do concurso pretende movimentar os dramaturgos de todo país.

Marks diz que durante o processo teatral os nomes de atores, atrizes e diretores aparecem muito e os dramaturgos, tão importantes, são deixados de lado. “Optamos por enaltecer uma classe que é sempre esquecida no meio teatral, que é o caso do dramaturgo. As pessoas sempre lembram do ator, do diretor, mas sempre deixam de lado quem fez o texto. E este é o principal objetivo do concurso”.

Divulgação

As inscrições começaram dia 03 de fevereiro e seguem até o dia 16 de março. A curadoria se reunirá a partir desta data e elegerá o texto escolhido para a companhia encenar até o dia 20 de abril. A encenação do texto escolhido e a premiação do concurso acontecerá no segundo semestre de 2020.

Dentre as produções que já estiveram no palco com o grupo, nenhuma delas chegou a ser de um autor piauiense, o que pode vir a acontecer agora. “Não encenamos nenhuma peça piauiense. Encenamos, dentre ou-tros, do maranhense Carlos B. Filho. Quem sabe esse não seria o momento de um autor local?”, coloca. O Humanitas é formado por Jr Marks, Iarla Ribeiro, Solange Santos, Flávia Souza, Leandro Soares. No início, ele ainda contava com Eristoteles Pegado, João Guimarães, Gil Farias e Rossete Belchior. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES