Humanitas leva espetáculo para 5 cidades

Espetáculo “Quando o amor é assim e não Assado” será apresentado em União, Bom Jesus, Parnaíba, Piripiri e Teresina

Humanitas | Fotos: Leandro Soares
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

União, Bom Jesus, Parnaíba, Piripiri e Teresina são as cinco cidades que farão parte do projeto de circulação da peça ‘Quando o amor é assim e não assado’, encenada pelo Grupo Humanitas de Teatro. A ideia é levar a esses lugares, e nisso, a capital piauiense já saiu à frente com algumas apresentações, a discussão sobre uma temática que tem crescido na sociedade: a homossexualidade e os relacionamentos que ela envolve.

O espetáculo foi adaptado para o teatro por Luciano Brandão e é baseado no livro homônimo de Júnior Marks, lançado pela Editora Giostri (SP). Estreada em 2016, a peça já circulou por diversas capitais, conquistando, inclusive, prêmio de melhor texto no VI Festival de Monólogos – Solos Brasileiros, que aconteceu em Fortaleza (CE).

O espetáculo teatral ‘Quando o amor é assim e não assado’ trata sobre as questões de identidade de gênero e traz à tona o assunto através da história do primeiro amor do adolescente Neto, um garoto que tenta lidar com a descoberta deste sentimento pelo seu melhor amigo Hiago, com quem vive uma amizade cheia de cumplicidade e gentilezas e com o tempo vai transformando o drama em um romance cheio de delicadezas. Quando Hiago corresponde, Neto inicia a descoberta da sexualidade e dos prazeres de estar apaixonado.

“Pretende-se com a circulação do espetáculo por cinco cidades colocar em pauta a dificuldade que alguns adolescentes homossexuais encontram para se inserir no meio social, seja na escola ou em outros ambientes públicos. Geralmente são vítimas de brincadeiras pejorativas e até mesmo abuso por parte de outros jovens”, diz Júnior Marks.

Após a apresentação em cada lugar, haverá um bate-papo sobre o assunto, mostrando ainda outros pontos importantes do livro que originou a peça. A intenção também com esse momento é, segundo o autor, sensibilizar as pessoas presentes para ter um outro olhar para a homossexualidade na adolescência, ajudando pais e filhos a lidar com as dificuldades que surgem neste momento.

“As pessoas que possuem essa orientação sexual ainda são marginalizadas, oprimidas e muitas vezes subjugadas por pessoas homofóbicas. É um espetáculo sobre o amor, os obstáculos que encontramos e as soluções que seguimos. Como os protagonistas são todos adolescentes, fique certo de que essa história está recheada de dramas e mais dramas por coisas bem banais. Coisa que todo adolescente faz, sem exceções”, acrescenta Marks. Ele, além de ser o autor do livro, é quem está no palco deste monólogo. A primeira cidade a receber o espetáculo é União. A apresentação será nesta quinta, dia 24, às 19h30. A entrada é gratuita. O projeto possui o incentivo do Governo do Estado do Piauí por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura. (Por Liliane Pedrosa)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES