Instituições disponibilizam espetáculos de orquestras, balé e dança

Apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo estão disponíveis para acesso.

Orquestra | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”. O trecho da música 'Nos Bailes da Vida', escrita em1981, parece mais atual do que nunca. Com teatros e centros culturais fechados por causa da pandemia de Covid-19, várias instituições do gênero “estão indo” aonde as pessoas estão: a casa delas. Theatro Municipal de SP, Sala São Paulo, Cineteatro São Luiz, Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, entre outras, oferecem gratuitamente em seus canais nas redes socais vários tipos de espetáculos. Portanto, arrume a poltrona e se prepare: está na hora do show!

O Theatro Municipal de São Paulo anunciou uma novidade para os amantes de música. A partir desta semana, e em todas as próxima segundas e quartas-feiras de abril, vai disponibilizar, na íntegra, as nove sinfonias de Beethoven no seu canal do YouTube. As apresentações foram gravadas no ano passado, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho. Na ocasião, o Maestro Roberto Minczuk liderou a Orquestra Sinfônica Municipal, com a participação do Coro Lírico, do Coral Paulistano e dos solistas Fernando Portinari, Lina Mendes, Keila de Moraes e Sávio Sperandio. A série de exibições começa com a mais famosa composição do alemão: a Nona Sinfonia.

Além disso, o Theatro Municipal de São Paulo se juntou à campanha “Guerra ao Coronavírus”, para arrecadar fundos à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Por meio de um vídeo voltado para as mídias sociais, alguns músicos do Theatro interpretam o trecho da Nona Sinfonia de Beethoven conhecido por ‘Ode à Alegria’, com poema de Friedrich Schiller, cantado no quarto movimento, que exalta a irmandade e a esperança. Veja matéria sobre isso aqui.

O maestro Roberto Minczuk, titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, ressalta a importância de o projeto ficar disponível na internet, para que mais pessoas tenham a experiência de ver concertos musicais. “Nada se compara à experiência do espetáculo ao vivo, de ver a música acontecer naquele momento, ter o contato com o artista no palco. É uma energia especial. Porém, o registro e a difusão disso (pela internet) dá uma longevidade e deixa esse momento registrado. É como se você não existisse se não estiver nessas mídias”, comenta.

Minczuk comemorou o fato de a divulgação pela internet começar com as nove sinfonias de Beethoven. “É um dos maiores compositores de todos os tempos, e seu conjunto das sinfonias é das mais relevantes. Talvez comparado à obra completa de Shakespeare. E nesse ano de 2020 celebramos os 250 anos de aniversário desse grande mestre. Essas sinfonias serão ouvidas pelos próximos 250, 500, 1000 anos”, frisa.

A Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), é outra importante instituição que liberou gravações de concertos musicais. É possível ver no YouTube várias apresentações do grupo junto a grandes maestros e solistas. A programação inclui o acervo da Osesp, que será disponibilizado sempre às terças, quintas e sábados, no YouTube da Sala São Paulo. Além disso, na campanha  “#fiqueemcasa com os músicos da Osesp”, os membros da Orquestra e do Coro compartilham nas mídias sociais (Instagram e Facebook), ocasionalmente, momentos de música diretamente de suas casas.

Em seu Portal, a Sala São Paulo esclarece que o momento obrigou a mudar a rotina de shows para priorizar o bem-estar e a saúde do público. “Assim, todas as atividades na Sala São Paulo estão suspensas até que possamos nos reencontrar em dias melhores. Enquanto isso, não queremos deixar de nutrir aquilo que nos une - a paixão pela cultura e pela música. Queremos que se sintam acolhidos e abraçados neste período de tantas incertezas”, diz o comunicado.

O Cineteatro São Luiz, localizado no centro histórico de Fortaleza, é um marco simbólico e patrimonial da cidade, guardando, em sua clássica arquitetura, parte significativa da trajetória das artes no estado do Ceará. No último dia 26 de março, em seu aniversário de 62 anos, a entidade lançou o “São Luiz em Casa”, que passou a disponibilizar pelo YouTube a aula-espetáculo do ator e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme. “Luiz, Câmera, Ação!” foi encenado no aniversário de 60 anos do Cineteatro. A encenação percorre seis décadas de história do Cineteatro São Luiz (1958-2018), revivendo memórias e resgatando aspectos históricos que permeiam a vida social da capital cearense, com material iconográfico e sonoro.

Bolshoi Brasil oferece duas atrações no YouTube

Única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia em outro país, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil oferece, em canal do YouTube, duas atrações para quem gosta de espetáculos de balé: Ballet Kaori e Dom Quixote. A Escola funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. Além disso, a Escola Bolshoi Brasil disponibilizou uma playlist com 11 composições para aulas de balé. Com ajuda da tecnologia e de um teclado, as músicas foram gravadas em casa e irão contribuir para manter o corpo e a mente ativos. As músicas para aulas de balé estão disponíveis, gratuitamente no SoundClound.

O diretor-geral do Bolshoi Brasil, Pavel Kazarian, comentou no site da Escola que, nesse período de isolamento social, a arte acaba sendo um refúgio para os artistas e todos que apreciam o melhor do que ela pode oferecer. “Enquanto professores de dança clássica e bailarinos da Cia. Jovem da Escola Bolshoi se dedicam em oferecer conteúdo de qualidade por meio de aulas online para nosso público, nós, pianistas, pensamos em fazer a mesma coisa, em relação à música. Sabemos que tem pouco conteúdo disponível voltado à prática da dança clássica, foi uma forma de ajudar todas as escolas de dança, nosso público e alunos”, disse Pavel. (Por Rafael Brais/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES