SEÇÕES

Japan House São Paulo expande no Brasil e América Latina

Projeto de itinerância acontece a partir de 11 de fevereiro e tem no calendário exposições confirmadas em Curitiba, Porto Alegre e Buenos Aires

O fabuloso universo de Tomo Koizumi | Alisson Louback
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Buscando ampliar a difusão da cultura japonesa para além do prédio da Avenida Paulista, a Japan House São Paulo inicia seu projeto de itinerância de exposições pelo Brasil e América Latina, por meio de parcerias inéditas com outras instituições. Com início em fevereiro de 2021, a expansão leva mostras concebidas e já apresentadas na sede localizada na capital paulista para três cidades neste primeiro momento: Curitiba (PR), no Museu Oscar Niemeyer (MON), Buenos Aires (Argentina), no Jardim Japonês e Porto Alegre (RS), na Fundação Iberê.

O projeto inaugura uma nova fase institucional da Japan House São Paulo, tendo como um dos pilares a expansão geográfica e a atuação ampliada como uma plataforma de integração para toda a América Latina, algo previsto desde a concepção e abertura da instituição, em 2017. “Queremos comunicar as diversidades atrativas do Japão para outras cidades brasileiras e internacionais, consolidando ainda mais as relações entre Brasil, países da América Latina e o Japão”, declara Eric Klug, Presidente da instituição que apresenta e difunde a cultura japonesa em suas diversas vertentes.

Aberto há quase quatro anos, o espaço já recebeu mais de 2 milhões de visitantes, apresentou 25 exposições, além de uma série de eventos, palestras e atividades no ambiente físico e no formato digital, que a partir de 2020, apresentou conteúdos diários sobre a cultura nipônica em suas redes sociais por meio do projeto #JHSPONLINE. “Queremos mostrar toda a diversidade do Japão e aspectos atraentes do país não só para os paulistas, mas para o público de outros estados brasileiros e países da América Latina. Esta abertura certamente fortalecerá ainda mais os laços do Japão com a região”, complementa Klug, executivo que está à frente desta iniciativa. Todas as exposições itinerantes possuem a curadoria de Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.

divulgação

O circuito expositivo começa por Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer com a exposição “Japonésia”, de Naoki Ishikawa, considerado um dos jovens artistas mais relevantes no cenário atual da fotografia no Japão. Concebida pela Japan House São Paulo, a mostra fica em cartaz de 11 de fevereiro a 11 de abril, e abre uma série de ações de intercâmbio programadas pelas duas instituições, como exposições e outras atividades culturais e educativas. A ação conta com o apoio do Consulado Geral do Japão em Curitiba. Em parceria com a Fundação Cultural Argentino-Japonesa e a Embaixada do Japão na Argentina, o Jardim Japonês, localizado no bairro de Palermo, em Buenos Aires, abrigará “DŌ: a caminho da virtude”, de 26 de fevereiro a 28 de março. Por meio de fotos e vídeos, a exposição desvenda a história, técnica e filosofia de seis artes marciais japonesas: Aikidō, Kendō, Karatedō, Judō, Sumō e Kyudō.

Fechando este primeiro ciclo, de 6 de março a 9 de maio, a mostra “O Fabuloso universo de Tomo Koizumi” ocupa a Fundação Iberê, em Porto Alegre, com uma série de peças do designer de vestidos Tomo Koizumi, destaque na semana de moda de Nova Iorque de 2019.

Alisson Louback 

O jovem artista vem conquistando respeito e admiração no mundo fashion com suas criações marcantes e famosas pelo encantamento. Esta iniciativa em conjunto marcará a criação do Departamento de Moda, Design e Arquitetura na Fundação Iberê. A itinerância no Rio Grande do Sul conta com o apoio do Consulado Geral do Japão em Porto Alegre.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos