Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Maurício Pokemon lança livro em Teresina e Paris

Em Teresina, livro será lançado neste sábado, no CAMPO, no bairro São João

Maurício Pokemon lança livro em Teresina e Paris
´Pokemon | Mauricio Pokemon
Compartilhe
Google Whatsapp

Contemplado pela Lei A. Tito Filho/edital 2012 com o projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina, o fotógrafo Maurício Pokemon lança neste sábado, no Campo Arte, bair-ro São João, o livro “Inventário Verde da Boa Esperança”, em que ele retoma a região berço da cidade como lugar de presença, convívio e atuação artística, e criou uma publicação sobre a relação ancestral da comunidade com espaço que legitimamente ocupa. Em fevereiro de 2020, a obra será lançada em Paris.

O “Inventário Verde da Boa Esperança” foi concebido a partir da convivência com margens e comunidades ribeirinhas de Teresina. A região Norte foi o primeiro espaço ocupado da cidade, lá viveram povos originários da região: índios, caboclos e descendentes de escravos—antes mesmo de ser o local escolhido para ser a nova capital.

A partir desse entendimento, Pokemon criou um livro aberto sobre a relação que encontrou das pessoas com o lugar.

Uma relação ancestral, que com seus modos de vida guarda para toda Teresina um cinturão verde muito próximo da área urbana e das ameaças que vem com os projetos urbanísticos.

A publicação vem a partir do projeto Ocupe o Espaço: Olhares sobre Teresina, apoiado pela Lei A. Tito Filho no edital 2012, com recursos liberados para sua realização em 2019. O livro foi feito com imagens analógicas e impresso nas técnicas de Risografia e Serigrafia. O processo de criação envolveu a construção coletiva de mapas poéticos sobre a Boa Esperança por moradores de muitas idades e a coleta de relatos que remetem a imagens de um tempo que pode ser outro ou o agora.

Parte da tiragem fica destinada à comunidade participante do projeto, ao acervo do Museu da Boa Esperança e ao Município como o edital determina. O “Inventário Verde da Boa Esperança” será comercializado por um preço especial nos encontros de lançamento, e em seguida disponibilizado em livrarias e pelo Instagram do @campo.arte.

Depois do lançamento em Teresina neste sábado, o artista vai a Paris, França, para uma residência de três meses no Cité Internationale des Arts, a convite do Institut Français du Brésil (IFB), Instituto Itaú Cultural e Prefeitura de Paris.

Na capital francesa, ele se dedicará a estudos, novas criações, intercâmbios com artistas e abertura de seu estúdio para mostra de trabalho com lançamento do livro Inventário Verde da Boa Esperança.

Maurício Pokemon é artista visual piauiense graduado em Jornalismo, atuou em veículos de comunicação do Piauí, e desde 2015 tem uma pesquisa na comunidade Boa Esperança, zona Norte de Teresina. Ele tem passagens por importantes festivais de fotografia, entre eles o Festival Encontros da Imagem/Portugal, Foto em Pauta/Tiradentes- MG, o Festival Internacional da Imagem Valongo/ Santos-SP e Festival SOLAR/Fortaleza-CE.

Em 2016, foi contemplado com o Prêmio de Criação em Artes Visuais de Teresina. No mesmo ano, desenvolveu “POROS” na fachada do CAMPO Arte Contemporânea—espaço em Teresina dedicado à Arte Contemporânea e (in)disciplinas a fins, e onde é artista residente desde então. Em 2017 circulou 10 estados da Amazônia Legal pelo Projeto Sesc.  


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar