Ministério lança cartilha sobre as brincadeiras tradicionais

Projeto do Programa Criança Feliz em conjunto com a Secretaria da Diversidade Cultural pretende conscientizar cuidadores sobre o papel fundamental dos jogos na primeira infância

Brincadeiras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Corre cutia, de noite e de dia, corre cipó na casa da vó, lencinho na mão, caiu no chão, moça bonita do meu coração. Pode jogar? Pode! Ninguém vai olhar? Não! A brincadeira pode parecer apenas um passatempo despretensioso, mas, quando o assunto é desenvolvimento infantil, Corre, Cutia é referência em exercícios que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio, a direção, a atenção, a agilidade e a força muscular.

A recreação típica da região Centro-Oeste é uma das 42 atividades listadas na cartilha Jogos e Brincadeiras das Culturas Populares na Primeira Infância, que será lançada pelo Ministério da Cidadania nesta terça-feira (28), Dia Internacional do Brincar, durante o II Seminário Internacional Mais Infância Ceará, em Fortaleza, que contará com a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra.

A cartilha reúne também brinquedos da cultura tradicional do Brasil para a primeira infância, divididos por faixa etária, desde o nascimento até os seis anos. Está disponível on-line neste link e na página do Programa Criança Feliz, no portal da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania.

“Estudos comprovam que 70% do desenvolvimento cerebral se dão até os três anos de idade. O lúdico, a imaginação, a experimentação do mundo pelo brinquedo e a brincadeira são instrumentos de enriquecimento do modo de vida e do desenvolvimento pleno das crianças”, explica Osmar Terra, que é médico e especialista em neurociência.

Segundo o ministro, a cultura do brincar é importante e necessária não apenas para o desenvolvimento da criança em todas as suas dimensões (linguagem, motricidade, neurodesenvolvimento e área socioafetiva), mas como retrato de um patrimônio imaterial valioso, que reflete a história do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES