No mês do folclore, turismo cultural é destaque no calendário nacional

Gastronomia também é um dos atrativos turísticos mais celebrados em agosto

Carimbó, dança típica do folclore paraense | Everaldo Nascimento/Ag Pará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com 250 opções registradas para o mês de agosto, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo é marcado por festivais que fortalecem o turismo local por meio da gastronomia, da cultura e dos negócios. Na Serra Gaúcha, de colonização europeia, o 47° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis, que vai até este domingo (4), reúne 40 grupos folclóricos de diferentes países, cerca de 1,5 mil artistas e um público estimado em 130 mil visitantes para curtir o artesanato, a culinária e danças típicas da região.

Na vizinha Canela, acontece também até domingo (4) a 26ª Festa Colonial de Canela. Já no Norte do país, o 9º Festival do Folclore e do Carimbó, na Ilha de Marajó (PA), nos dias 24 e 25 deste mês, é uma das celebrações em homenagem ao Dia do Folclore Brasileiro, comemorado em 22 de agosto em todas as regiões do país. Em Minas Gerais, a Rota do Café realiza o São Lourenço Coffee Music, de 16 a 18 de agosto, com extenso cardápio gastronômico e shows de blues, jazz, moda de viola e MPB.

Ainda no segmento da gastronomia, a riqueza e diversidade da culinária catarinense estarão presentes no Parque Vila Germânica, em Blumenau, de 2 a 4 de agosto. Já a Praia do Rosa, também em Santa Catarina, será mais uma vez cenário do Del Vino. O evento reúne diferentes tipos de vinhos, música e pratos com pacotes especiais de hospedagem durante o período. Em Paraty (RJ), de 15 a 18 de agosto, tem o 37ª Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty e na cidade de Tiradentes (MG), entre os dias 24 de agosto e 1 de setembro, acontece o 22º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes. Os chefs mineiros serão as estrelas do evento.

Em Icapuí, litoral leste cearense, o 13º Festival da Lagosta, que ocorrerá entre os dias 16 a 18 de agosto, se consolidou como um dos principais eventos do calendário cultural e turístico do Ceará. Nos estados do Norte, é o verão amazônico que chega com a estação da seca e o surgimento das praias fluviais. Até 4 de agosto, Itupiranga (PA) é um dos destinos que celebram a temporada das águas baixas (vazante) em seu 71ª Veraneio da Praia do Macaco. Turistas do Suriname e Guiana Francesa, além de brasileiros, estão entre os frequentadores do balneário nas margens do rio Tocantins.

Já o inverno continua sendo motivo de festivais neste mês de agosto nas regiões mais frias do país e até no Agreste Potiguar, que deverá atrair 50 mil visitantes de sexta a domingo para a 9ª edição do Festival de Inverno de Serra de São Bento (RN). O evento agrega cultura, gastronomia e artesanato num projeto de turismo sustentável e regionalização da atividade turística. O objetivo é melhorar a qualificação dos serviços oferecidos e ampliar os meios de hospedagem, contribuindo para o desenvolvimento local. Em Brasília (DF), por exemplo, ainda tem festa junina, de 9 a 11 de agosto. O Maior São João do Cerrado é uma celebração da cultura nordestina em pleno Planalto Central com a presença de grande público, além de comidas típicas, artesanato e música regional.

Para fechar a extensa programação de agosto, a Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP) realiza nesta sexta-feira (2) e sábado (3) a 23ª Feira AVIRRP com o intuito de potencializar o mercado de viagens e turismo de eventos e enviar ainda mais turistas do interior de São Paulo para todo o Brasil. Outro exemplo de turismo de negócios da região é a Fenasucro e Agrocana, em Sertãozinho, de 20 a 23 de agosto, com a presença dos principais representantes do setor de açúcar, etanol e bioenergia no país e de mais 43 países.

CALENDÁRIO - Até o fim do ano, mais de 3 mil eventos já foram registrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Fonte de consulta ao turista com informações de qualidade sobre a oferta do país, o calendário contribui ainda para aumentar a divulgação, além de agregar valor à imagem dos destinos. Cadastre o seu evento aqui para ganhar mais visibilidade e, em caso de dúvidas, verifique o Manual de Preenchimento. (Por Geraldo Gurgel/Do MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES