Obra de Ziraldo é tema do documentário “A Turma do Pererê.doc”

Obra de Ziraldo é tema do documentário “A Turma do Pererê.doc” com depoimentos de Jaguar, Maurício de Sousa e Laerte

| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Personagem Pererê criado pelo cartunista há mais de 60 anos e que deu origem ao primeiro gibi em cores do Brasil de um único autor, já aparecia em histórias que valorizavam o meio ambiente e a inclusão social; filme chegará aos cinemas dia 03 de outubro

Filme apresenta um recorte específico da vasta e abrangente obra de Ziraldo (foto), a partir daquela que ele considera sua mais importante criação

O documentário "A Turma do Pererê.doc" dirigido por Ricardo Favilla sobre a criação mais importante do cartunista Ziraldo, o Pererê, estreia nos cinemas no dia 03 de outubro. O longa reúne depoimentos de companheiros como o cartunista Jaguar, Laerte e contemporâneos de início de carreira como Maurício de Sousa que ressalta a influência da obra para sua própria trajetória profissional, além de estudiosos, colaboradores, fãs e depoimentos de Ziraldo.

Considerado um clássico dos quadrinhos, Pererê foi tema do primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor e, mesmo tendo sido criado na década de 1960, continua atual. Suas histórias valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

"A Turma do Pererê.doc" é produzido por Tarcisio Vidigal, PH de Souza e Ricardo Favilla. A distribuição é da O2 Play no programa O2 Play Docs, que lançará todos os meses um filme brasileiro em 20 cinemas de 19 cidades brasileiras com sessões em horário nobre.

Mauricio de Sousa e o personagem Pererê

A gênese e a evolução da Turma do Pererê se misturam à trajetória de Ziraldo, como designer, artista plástico, escritor, jornalista, cartunista, apresentador e também sua influência nas letras e artes visuais brasileiras e seu engajamento nas causas sociais. No campo das artes gráficas, o aparecimento da revista "Pererê" foi um marco fundamental no mercado nacional das HQs (Histórias em Quadrinhos), com impacto equivalente ao da Bossa Nova e do Cinema Novo.

Foi a primeira publicação mensal de conteúdo nacional, feita por um só autor, totalmente colorida, lançada pelo principal conglomerado de mídia da época (Diários Associados), o mesmo que distribuía algumas das HQs estrangeiras mais vendidas no Brasil (Turma da Luluzinha, do Gasparzinho e Brasinha).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES