Pico da Neblina será reaberto para o turismo

O processo para reabertura do Pico da Neblina à visitação turística durou cerca de cinco anos.

Turismo no Pico da Neblina vai gerar emprego e renda para a população | Marcos Amend/ICMBio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no estado do Amazonas, será reaberto para o turismo. A previsão é que a visitação pública seja permitida a partir de março deste ano. As agências e operadoras interessadas têm até 21 de janeiro para se habilitarem. O resultado final das empresas autorizadas e o calendário das operações deve ser publicado até o fim de fevereiro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o Instituto, a prestação de serviço precisa seguir o Plano de Visitação, aprovado pelo órgão, e a Carta de Anuência da Fundação Nacional do Índio (Funai). No caso do Pico da Neblina, por ser unidade de conservação e um território indígena, há dupla proteção e afetação. Assim, as operadoras de turismo vão atuar em parceria com os Yanomamis. A responsabilidade da gestão do turismo é da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), que terá apoio dos órgãos públicos. Porém, o credenciamento das operadoras é feito pelo ICMBio, que analisará toda a documentação das empresas, dando segurança jurídica às ações.

O processo para reabertura do Pico da Neblina à visitação turística durou cerca de cinco anos. Os trabalhos foram cercados de cuidados porque a área tem dupla afetação, ou seja, é unidade de conservação ambiental e território indígena Yanomami. Dessa forma, todas as discussões envolveram o alinhamento da legislação do ICMBio e Funai, com apoio e consultoria do ISA (Instituto Socioambiental). Uma das preocupações, segundo o ICMBio, foi garantir a autonomia dos indígenas.

O ministro Marcelo Álvaro Antônio ressaltou que o Brasil tem uma grande oportunidade para aumentar o fluxo do turismo de natureza, ecoturismo e de aventura. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa o 2º lugar em recursos naturais no planeta. “A estruturação dos nossos parques é fundamental no processo de tornarmos nossos potenciais em realidade, gerando emprego e renda para a população”, disse.

Gestora do Parque Nacional Pico da Neblina, Luciana Uehara, destaca que a reabertura é resultado de um processo que teve início em 2014, com diversas ações para construir o projeto de visitação. O Parque está fechado desde 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, devido ao desordenamento da exploração turística que estava gerando violação dos direitos indígenas, conflito com turistas e impactos ao meio ambiente.

 O PARQUE - O Parque Nacional do Pico da Neblina foi criado em 1979 com o objetivo de proteger a riqueza natural da região amazônica e controlar a ocupação desenfreada das fronteiras no norte do país. Localizado na fronteira com a Venezuela e Colômbia, o Pico da Neblina é o ponto culminante do país, com 2.995 metros de altura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES