Pinturas da Serra da Capivara são destaques em websérie

Registros pré-históricos em paredões do Parque Nacional da Serra da Capivara receberam o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Imagens estão retratadas na terceira temporada da websérie Pé no Parque

Parque Nacional Serra da Capivara | Duda Menegassi / Pé no Parque
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecido como um dos paraísos arqueológicos do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no interior do Piauí, abriga a maior concentração de pinturas rupestres das Américas. Os registros pré-históricos, de aproximadamente 12 mil anos, retratam cenas do cotidiano dos povos antigos e lembram lutas, rituais, danças e caças. Essas descobertas pré-históricas estão registradas na nova temporada da websérie do movimento Pé no Parque, criado com o objetivo de incentivar o turismo e a valorização de áreas protegidas brasileiras.

Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Duda Menegassi/Pé no  Parque)

O primeiro episódio da série estará disponível ao público em 12 de junho, no canal do Youtube do WikiParques. Ao todo, são quatro capítulos que retratarão aspectos naturais, culturais, históricos e turísticos da região. A cada quarta-feira, até 3 de julho, um novo episódio será publicado.

A websérie traz no enredo a trajetória da arqueóloga Niède Guidon, responsável por fazer as primeiras escavações na Serra da Capivara, que revolucionaram o conhecimento sobre a pré-história do ser humano no continente americano. As descobertas foram essenciais para que o local fosse reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. São mais de 1,3 mil sítios arqueológicos mapeados, sendo 204 abertos à visitação. Não há cobrança de ingresso e o acesso dos visitantes deve ser feito com a companhia de um guia credenciado.

Equipe atua no Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Duda Menegassi/Pé no Parque)

Além das pinturas rupestres, o parque concentra as belezas da Caatinga, bioma presente no semiárido brasileiro. Nesse contexto, a websérie mostra a diversidade da fauna e retrata a transição de cores da vegetação, passando ao longo do ano do seco intenso com tons esbranquiçados ao verde exuberante. Entre as espécies presentes estão a onça-parda, o veado-catingueiro, o tamanduá-mirim e o tatu-bola, além de uma impressionante variedade de cactos, como o mandacaru e o xique-xique.

A necessidade de conservação desse importante remanescente de Caatinga com a proteção dos sítios arqueológicos do local resultou na criação do Parque Nacional da Serra da Capivara, em 1979. No local, o visitante também tem acesso a mirantes, passarelas que passam por fendas em cânions e diferentes opções de ecoturismo, como a observação de aves.

Parque Nacional Serra da Capivara (Foto: Duda Menegassi/Pé no Parque)

A websérie do Pé no Parque também traz depoimentos emocionantes de moradores do entorno da unidade de conservação que tiveram suas vidas transformadas pela criação do parque. “As belas paisagens e as histórias retratadas na websérie são uma maneira de valorizar o parque e estimular a visitação. A melhor forma de preservar é conhecendo e o turismo é um importante recurso de transformação e desenvolvimento”, destaca a diretora-executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Segundo a roteirista da websérie, Duda Menegassi, o turismo e as pesquisas arqueológicas geraram emprego e riqueza, tornando-se o principal vetor de desenvolvimento da região. “Nas comunidades mais próximas, a criação do parque trouxe escolas, postos de saúde, universidades, museus e transformou o pensamento das pessoas, que são extremamente gratas ao parque. Na comunidade, muitos moradores trabalham com algo relacionado ao parque ou indiretamente, como restaurantes e pousadas”, ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES