Projeto de teatro será aplicado em escolas em 2020

Teatro do Oprimido é um método genuinamente brasileiro, criado pelo dramaturgo Augusto Boal, implantado em mais de 100 países

Avalie a matéria:
Atividades nas escolas públicas estaduais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sensibilizar os alunos de Ensino Médio em relação ao teatro é a proposta de Norma Soely, professora do Teatro do Oprimido, que iniciou o projeto nas escolas estaduais Premen Sul e Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz. A direção das escolas abraçou o projeto e reuniu, no auditório, mais de cem alunos em cada turno. A reação dos jovens foi de surpresa com as propostas e os jogos teatrais aplicados e muito interesse em participar das aulas de teatro, que serão aplicadas nos sábados letivos do primeiro semestre de 2020.

O teatro, segundo Norma, traz a proposta de uma mudança de comportamento dos jovens. A professora de artes da U. E. Nossa Senhora da Paz, Brenda Rocha, ressaltou que os alunos entenderam o que é criar, imaginar. “Não refutaram, por que a criação e a imaginação talvez seja a maior de todas as ciências”.

Segundo Norma, alunos tímidos ou deprimidos, com autoestima baixa, passam a acreditar mais no seu potencial criativo e de vida. “Alunos muito ‘danados’, que não permitem que os outros se expressem e que chamam a atenção com um comportamento negativo, passam a canalizar a energia para fazer coisas criativas e respeitar a livre expressão dos outros”, diz.

O Teatro do Oprimido é um método genuinamente brasileiro, criado pelo dramaturgo carioca Augusto Boal, implementado em mais de 100 países de todos os continentes e que, trabalhado com pessoas em situação de vulnerabilidade social, apresenta respostas a essas questões. Os meios de produção das artes cênicas são apropriados pelas pessoas, mostrando a capacidade de cada uma.

O Projeto tem como realizadora a professora de Teatro do Oprimido Norma Soely, patrocínio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura do Piauí – SIEC/PI, da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí. Conta com apoio da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC/PI.

O resultado esperado do Projeto é criar um grupo de teatro nas escolas para trabalhar com temas que envolvem a comunidade, como: bulliyng, racismo, violência, gênero, drogas e outros. O teatro contribui para a autonomia dos alunos, estimula a auto-estima, reforça a importância de trabalhos em equipe e desenvolve o potencial criativo deles com a criação, produção e apresentação de peças que serão apresentadas na própria escola, para a comunidade, ao final da oficina. Pais, mães e professores também participarão do processo.

240 pessoas serão envolvidas diretamente no trabalho de criação e apresentação de 4 espetáculos teatrais com figurino e cenário feitos pelos próprios alunos e alguns pais ou mães. Norma reforça que, após o resultado, que será positivo, a SEDUC possa levar o Projeto para todas as escolas estaduais do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES