Projeto leva dança folclórica a Escolão do Mocambinho

Para o coordenador de cultura popular da FMC, Welington Sampaio, o projeto é de extrema importância para que crianças tenham a oportunidade de conhecer essa manifestação da cultura popular

Avalie a matéria:
| Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O colorido que brilha das alegorias, as melodias inconfundíveis que ressoam pelos instrumentos musicais e os sorrisos que contagiam a todos, são características que descrevem muito a bem a cultura do Bum meu Boi. Pensando na integração e valorização dessa manifestação artística, o projeto Boi na Escola promoveu no início da semana palestra e apresentação na Escola Municipal Mocambinho (Escolão do Mocambinho).

O Boi na Escola é um projeto realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que pretende levar apresentações e workshops sobre a dança folclórica às escolas de Teresina. Acontecendo uma vez por semana nas escolas da rede municipal, as apresentações pretendem ser didáticas e divertidas.

Para o coordenador de cultura popular da FMC, Welington Sampaio, o projeto é de extrema importância para que crianças tenham a oportunidade de conhecer essa manifestação da cultura popular. "O Boi na Escola tem também a ideia de divulgar essa arte que, ao longo dos anos, tem passado por algumas dificuldades. Hoje, ao vermos que tivemos uma ótima recepção, só cresceu ainda mais a nossa motivação com relação ao projeto", conta.

Conhecido também como boi bumbá em algumas regiões, o Bumba meu Boi é uma das danças folclóricas mais tradicionais do Brasil. Forte no Norte e Nordeste, a manifestação une dança, música e teatro para contar a lenda do boi. Na capital piauiense, existem doze grupos que se apresentam nas mais diversas zonas.

No Escolão do Mocambinho, primeira instituição escolhida para receber o projeto, crianças de todas as idades se encantaram e batiam palmas de forma calorosa para a apresentação do grupo Boi Touro da Ilha. "Trazer o boi para dentro das escolas vai agregar valores ao conhecimento dos alunos que passam a ter conhecimento sobre a cultura, sobre a nossa terra", afirma Germana Viveiros, diretora adjunta do Escolão.

O Boi na Escola, durante o mês de agosto, se apresenta dia 19 no Escolão do Parque Piauí e dia 26 no Escolão do Dirceu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES