Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Projeto leva dança folclórica a Escolão do Mocambinho

Para o coordenador de cultura popular da FMC, Welington Sampaio, o projeto é de extrema importância para que crianças tenham a oportunidade de conhecer essa manifestação da cultura popular

Compartilhe
Google Whatsapp

O colorido que brilha das alegorias, as melodias inconfundíveis que ressoam pelos instrumentos musicais e os sorrisos que contagiam a todos, são características que descrevem muito a bem a cultura do Bum meu Boi. Pensando na integração e valorização dessa manifestação artística, o projeto Boi na Escola promoveu no início da semana palestra e apresentação na Escola Municipal Mocambinho (Escolão do Mocambinho).

O Boi na Escola é um projeto realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), que pretende levar apresentações e workshops sobre a dança folclórica às escolas de Teresina. Acontecendo uma vez por semana nas escolas da rede municipal, as apresentações pretendem ser didáticas e divertidas.

Para o coordenador de cultura popular da FMC, Welington Sampaio, o projeto é de extrema importância para que crianças tenham a oportunidade de conhecer essa manifestação da cultura popular. "O Boi na Escola tem também a ideia de divulgar essa arte que, ao longo dos anos, tem passado por algumas dificuldades. Hoje, ao vermos que tivemos uma ótima recepção, só cresceu ainda mais a nossa motivação com relação ao projeto", conta.

Conhecido também como boi bumbá em algumas regiões, o Bumba meu Boi é uma das danças folclóricas mais tradicionais do Brasil. Forte no Norte e Nordeste, a manifestação une dança, música e teatro para contar a lenda do boi. Na capital piauiense, existem doze grupos que se apresentam nas mais diversas zonas.

No Escolão do Mocambinho, primeira instituição escolhida para receber o projeto, crianças de todas as idades se encantaram e batiam palmas de forma calorosa para a apresentação do grupo Boi Touro da Ilha. "Trazer o boi para dentro das escolas vai agregar valores ao conhecimento dos alunos que passam a ter conhecimento sobre a cultura, sobre a nossa terra", afirma Germana Viveiros, diretora adjunta do Escolão.

O Boi na Escola, durante o mês de agosto, se apresenta dia 19 no Escolão do Parque Piauí e dia 26 no Escolão do Dirceu.



Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×