Projeto Liberdade será lançado nesta sexta no Club dos Diários

O projeto virou documentário, assinado por Sérgio Caddah, e a pré-estreia acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 18 horas, no Teatro Torquato Neto.

Projeto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Idealizado pela bailarina e coreógrafa Luzia Amélia, o Projeto Liberdade, usa a dança como instrumento de transformação das mulheres afrodescendentes em situação carcerária, em Teresina. O projeto virou documentário, assinado por Sérgio Caddah, e a pré-estreia acontece nesta sexta-feira (26), a partir das 18 horas, no Teatro Torquato Neto. A entrada é gratuita.

Atualmente, a maioria das mulheres privadas de liberdade são negras. O Brasil é um dos maiores representantes do processo de encarceramento em massa no mundo, e o quarto país com maior número de pessoas presas.

Entre os anos 2000 e 2016 o país teve um relevante aumento de 157% da população carcerária, com elevação de cerca de 700% da população feminina presa. Em âmbito nacional, 68% das mulheres encarceradas são negras, ainda não tiveram julgamento, muitas são presas provisórias e 50% são jovens e não concluíram o ensino médio.

A primeira fase do curta documentário acontece no entrelace de duas áreas que, embora sejam distintas, convergem no objeto de criação, o corpo dessas mulheres: a dança e o cinema que atuarão como mediadoras entre as reeducandas e a sociedade.

O Projeto Liberdade tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura – SIEC e da Secretaria de Estado da Justiça – Sejus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES