Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Vinícius Gomes, filho de piauiense, divulga “Pianeios” pelo Brasil

‘Pianeios’ traduz anos de evolução da música popular brasileira no piano e teve show de lançamento no dia 11 de outubro, em São Paulo

Vinícius Gomes, filho de piauiense, divulga “Pianeios” pelo Brasil
Vinícius Gomes | Wagner Cardoso
Compartilhe
Google Whatsapp

O ambiente musical sempre esteve presente na vida de Vinícius Gomes. Filho dos músicos piauienses Susana e Enes Gomes, seu caminho desde cedo foi traçado pelas notas vindas do piano, teclado e outros instrumentos. Não deu outra. Foi impossível não seguir a mesma carreira dos pais. Hoje, Vinícius, que mora em São Paulo junto com toda a família, é formado em Música e realiza neste mês de outubro um show intitulado ‘Pianeios’.

A ideia foi do pai e a concepção também, e dele participa ainda o irmão, Vitor Gomes. “Ele me apresentou a ideia de fazer um álbum com músicas brasileiras, só ao piano, sem banda, com a possibilidade do público se manifestar nos shows e cantar junto. Achei uma ótima ideia e começamos a pensar juntos no repertório. Pensamos em canções bastante conhecidas e que me possibilitariam elaborar versões para piano. Depois de muito tempo de estudo e criação dos arranjos, tínhamos as músicas prontas para gravação”, comenta.

‘Pianeios’ traduz anos de evolução da música popular brasileira no piano e teve show de lançamento no dia 11 de outubro, no Auditório Ruy Barbosa, que fica dentro da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo(SP). Um momento marcante no trabalho deste jovem talento que busca a cada dia se aprimorar, dando formato ao seu estilo.

“Cresci num ambiente muito musical, devido ao trabalho de meus pais. A arte estava sempre presente no cotidiano da nossa casa, seja como trabalho ou diversão. E, sem dúvida, esta convivência me influenciou de forma muito natural”.

Quando criança, por volta dos 7 anos, Vinícius costumava observar meu pai estudando teclado num estúdio que tinham dentro de casa. Foi aí que começou a se interessar pelas teclas. Em pouco tempo, o pai já ensinava algumas escalas e, posteriormente, trechos de músicas bem simples, mas que já davam a ele uma noção do que poderia explorar no universo que tinha a sua frente, rico em pura arte. E foi assim, mostrando o caminho que foi desenvolvendo o gosto pelos arranjos, descobrindo as letras e se identificando com alguns estilos. “Me interessei por uma música que ouvia muito meu pai tocar, que me impressionava pela rapidez e beleza da melodia, foi aí que decidi aprender ‘Brasileirinho’, de Waldir Azevedo. Nota por nota, acorde por acorde, essa foi a primeira música popular completa que aprendi no piano. Daí pra frente, meus pais, Enes e Susana Gomes, me mantiveram durante 5 anos em aulas particulares de piano com Henrique Ancelmo, professor de Campinas, pelo qual sou eternamente grato por ter me dado todas as bases teóricas e técnicas que eu precisaria no futuro como pianista”, relembra.

Em São Paulo, o jovem teve a oportunidade de estudar na Escola de Música do Estado de São Paulo(EMESP), onde teve aulas com as pianistas Lis de Carvalho e Chris Machado. A EMESP apresentou o vocabulário da música popular e o contato com outras pessoas foram importantes para ele crescer dentro da música.

Atualmente, estuda Piano Popular na Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP) com dois importantes profissionais do piano, Thaís Nicodemo e Rafaela dos Santos.

 O show ‘Pianeios’ lança Vinícius no mercado musical, e se depender dos pais, logo estará dando passos largos. Enes e Susana irão no próximo mês para os Estados Unidos, onde fazem show e realizam algumas palestras. E a ideia é aproveitar e levar o trabalho do jovem pianista também. 

“Vou aproveitar para marcar shows para ele e lançá-lo internacionalmente. A música instrumental não tem barreira da língua e quando falamos de Brasil, ela é muito rica. Temos boas chances dele fazer uma bela carreira internacional”, diz o pai Enes, cheio de orgulho. (Por Liliane Pedrosa)


Siga nosso canal no telegram
Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto