Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Websérie vai mostrar o dia a dia de brasileiros na Antártica

Projeto, que tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, terá 18 episódios, que serão veiculados na Internet

Websérie vai mostrar o dia a dia de brasileiros na Antártica
Série | Divulgação Marinha do Brasil
Compartilhe

Já imaginou conhecer o dia a dia dos oficiais do Exército e da Marinha e dos cientistas que trabalham na Antártica? Essa é a proposta do projeto Antártica Terra de Todos, que irá mostrar como vivem os brasileiros na estação Comandante Ferraz. O projeto tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, por meio da qual pode captar até R$ 2,9 milhões com patrocinadores.

Idealizadora da iniciativa, a produtora Patrícia Azevedo comenta que sempre quis produzir algo para o público jovem, com conteúdo. “O Brasil tem tanta coisa boa, tanta coisa legal. Eu sempre tive a vontade de fazer um projeto com conteúdo para o brasileiro, para a turma jovem. Então, quando eu recebi o convite para ir à Antártica, eu pensei: é o projeto-piloto para fazer essa websérie. Nós precisamos mostrar o que o Brasil faz dentro e fora do território nacional, de uma forma que tenha conteúdo para os jovens, que gere o interesse deles”, comenta.

A proposta é produzir 18 episódios, com duração entre 6 e 10 minutos. Diversos temas serão tratados, como a importância da Antártica no equilíbrio climático mundial e as pesquisas realizadas pelo Brasil, nos campos da oceanografia, biologia, glaciologia, meteorologia e climatologia. A série também irá abordar a reconstrução da Estação Comandante Ferraz, que é o quartel-general da Marinha do Brasil no local. A estação fica localizada na Península de Keller, na Ilha Rei George, em uma das regiões mais próximas da América do Sul.

O projeto também prevê a publicação de um livro bilíngue, em português e inglês. A edição impressa terá um resumo dos conteúdos da série e tiragem de 2 mil volumes que serão distribuídos, de forma gratuita, para escolas e outras instituições.

Para todos

A fim de garantir o acesso de pessoas com deficiência auditiva e visual à websérie e ao livro, ambos terão recursos de acessibilidade. Todos os episódios terão tradução em libras ou legendagem. Já o livro contará com uma edição em áudio, para que pessoas com deficiência visual também possam ter acesso ao conteúdo.

Já foram produzidos quatro episódios-pilotos da série, que estão disponíveis no canal do projeto no Youtube. O projeto também tem um perfil no Instagram.

Captação

O projeto ainda está em fase de captação de recursos junto a patrocinadores e a expectativa é de que as gravações sejam feitas até março do próximo ano, aproveitando o verão antártico, que é o período em que se pode visitar o local. Outra possibilidade é fazer as gravações no próximo verão, em novembro de 2020.

Lei Federal de Incentivo à Cultura

A Lei Federal de Incentivo à Cultura contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura, uma vez que os projetos patrocinados devem oferecer uma contrapartida social. Ou seja, se quiserem contar com o apoio da legislação para captar recursos, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades – as chamadas contrapartidas sociais.

Por meio do mecanismo, criado em 1991 pela Lei 8.313, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos, exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural. O valor investido, total ou parcial, é abatido do imposto de renda. (Da Secretaria Especial da Cultura)



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar