Artesanato e arte popular são destaques no ExpoTeresina; confira

As telas de grandes artistas plásticos da nossa terra também fazem parte da exposição, já que a mesma vem sendo organizada em parceria com a União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI).

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER


Quem passar pela praça central do Riverside Shopping até a próxima terça-feira (14) vai poder apreciar o trabalho autoral desenvolvido por aproximadamente 600 artesãos e artistas da nossa capital. Isto porque teve início na tarde de ontem (08) a ExpoTeresina, uma mostra que reúne segmentos da nossa arte, artesanato e arte popular. Na abertura, a cultura popular também foi representada com a apresentação do grupo de bumba meu boi Imperador da Ilha, que encantou e animou quem estava no local.

Disponível para visitação sempre das 10 às 22 horas, a mostra se configura como uma oportunidade de negócios para os expositores, já que as peças estão disponíveis para comercialização, excetuando aquelas da arte santeira, já que integram o acervo da Prefeitura de Teresina.

O que há mais expressivo na esfera da Economia Criativa, produzido por nove associações e cooperativas assistidas pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), pode ser visto no local, a exemplo da cerâmica, madeira, bordados, tecelagem e biojóias. As telas de grandes artistas plásticos da nossa terra também fazem parte da exposição, já que a mesma vem sendo organizada em parceria com a União dos Artistas Plásticos do Piauí (UAPPI).

Para o gestor da Semest, Olavo Braz, a ExpoTeresina é um evento que demonstra o que vem acontecendo em outras partes do mundo, já que é uma forma de valorizar o melhor da arte e artesanato. “Nessas centenas de pequenos produtores estão representados o que contribui para dar uma maior visibilidade ao trabalho deles. Além disso, o maior avanço que podemos citar foi receber do prefeito Firmino Filho a criação de uma secretaria exclusiva para atender esses pequenos produtores da nossa cidade”, destaca.

A ceramista Raimundinha Teixeira, da Cooperativa de Artesanato do Poti Velho (Cooperart), aponta que o aspecto mais relevante de participar de um evento diz respeito à comercialização. “Agradeço imensamente à Prefeitura por ter nos dado essa oportunidade de mostrar o nosso trabalho nessa exposição. Nós do Poti Velho precisamos cada vez mais de oportunidades de comercialização dos nossos produtos, que tem como grande diferencial o acabamento”, disse.

A bioartesã Rosália Borges, da Associação Bioart, também ressalta a importância de comercializar os produtos, mas acredita que a divulgação do seu trabalho, que faz uso de sementes e fibras naturais, é um fator bem relevante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES