Artistas mineiros e piauienses abrem exposição na Casa da Cultura

“Uberlândia.com.Pi – Ode à gravura” tem sua abertura marcada para esta quarta-feira, dia 2, às 19h na Casa da Cultura de Teresina

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir dessa primeira semana de fevereiro, o público teresinense sensível à arte pode conferir de perto os trabalhos em gravura de nomes em destaque na região de Minas Gerais. Proporcionando esse intercâmbio entre o que está sendo feito lá fora e o produzido aqui no Estado, a exposição ?Uberlândia.com.Pi ? Ode à gravura? tem sua abertura marcada para esta quarta-feira, dia 2, às 19h na Casa da Cultura de Teresina, mantida pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. A exposição permanece nos ambientes da Casa até 28 de fevereiro deste ano.

Com essa mostra de gravuras de artistas mineiros da cidade de Uberlândia, onde pode-se perceber uma efervescência cultural interessante para ser compartilhada com os piauienses, espera-se dar um novo gás às artes plásticas daqui. Os trabalhos selecionados pertencem a nomes como Elaine Corsi, Aender Ferreira, Mara França, Sílvia Cruz e Mariza Barbosa, os quais têm se destacado na terra do barroco, movimento artístico mais característico de Minas Gerais. A curadora da exposição é Alessandra Cunha.

Cunha ministrará a palestra ?A gravura mineira - o barroco no contemporâneo? na quinta-feira, dia 3, no auditório da Casa da Cultura às 9h. Ocasião na qual irá abordar a produção de gravuras em Uberlândia, juntamente com comentários sobre as peças que estarão expostas. Também discutirá a relação da gravura tradicional com a contemporânea, do barroco mineiro ligado à sua gravura. Como artista, Alessandra Cunha começou a partir de cursos gratuitos como os que oferecidos pela Prefeitura de Teresina.

A ideia do intercâmbio surgiu da participação de Yolanda Carvalho, diretora da Casa da Cultura, no festival intitulado ?Xilogravura modificando nosso olhar da cidade?, tendo sido ela a única representante do Estado do Piauí. Durante o mês no qual passou em Uberlândia, Yolanda pôde conferir de perto como anda a produção e fruição da gravura contemporânea em todo o território nacional. ?Com os contatos que fiz, convidei os artistas para expor em Teresina como uma forma de intercâmbio para as pessoas verem o que está sendo produzido lá fora?, explica.

Artista plástica reconhecida por seu trabalho com xilogravura, técnica que possui a madeira como matriz, Yolanda ressalta o prevalecimento do fazer manual diante dos avanços da tecnologia. Ao que parece, a arte com gravuras ainda mantém suas raízes de concepção e feitura, o gesto, o envolvimento do corpo, a entrega da alma e da mente do artista no momento de gravar. Por isso, os artistas dessa vertente são também chamados de gravadores, e o ato de gravar, como chamam, permanece com sua essência, seja na gravura em metal, no encavo, na xilografia, no relevo, na litografia e na serigrafia.

E se a essência do artista fica impregnada em suas obras, a exposição ?Uberlândia.com.Pi ? Ode à gravura? promete trazer o melhor da essência mineira em relação ao ato de gravar impressões subjetivas à contemplação de olhos sensibilizados. Além dos artistas uberlandenses, o ?.com.Pi? do título fica por conta de artistas locais como Gabriel Arcanjo, Genivaldo Costa, Jefferson Soares e Victor Sampaio, além da própria Yolanda Carvalho. Uma boa troca de conhecimentos gera frutos que ecoam por anos a fio e ainda têm o potencial de desenvolver o construir artístico de ambos os lados do intercâmbio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES