Atleta que deu à luz não sabia que estava grávida

No dia em que iria começar o treinamento, a atleta tomou café e passou mal

Avalie a matéria:
Atleta deu a luz durante treino | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A levantadora de pesos chilena Elizabeth Poblete, que deu à luz durante um treinamento no Clube Pinheiros, em São Paulo, na última terça-feira (8), iria mudar de categoria no esporte, de acordo com seus técnicos. Por isso era natural que ela ganhasse peso, avaliam os treinadores. A atleta de 22 anos não sabia que estava grávida, segundo a Federação Chilena de Levantamento de Pesos.

Elizabeth era recordista chilena em levantamento de peso e esteve nas Olimpíadas de Pequim.. Atualmente, ela está na categoria de 75 kg. No clube, iria treinar para a de 85 kg, e tinha uma alimentação reforçada. Ela chegou ao clube Pinheiros no dia 7, e iria ficar duas semanas treinando no local.

No dia em que iria começar o treinamento, a atleta tomou café e passou mal. A médica do clube foi chamada, e constatou que Elizabeth estava em adiantado trabalho de parto. O bebê nasceu no clube e foi levado para o Hospital São Luís, na Zona Sul de São Paulo, onde continua internado.

"Foi uma surpresa para mim, há uma semana eu participei de uma competição no Chile como juiz, e essa menina competiu, e muito bem, ganhou a competição. Percebi que ela era uma menina grande, corpulenta e forte, foi só o que percebi", disse Horácio Reis, diretor do departamento de levantamento de pesos do Pinheiros.

Segundo o obstetra Valdemir Resende, diversos fatores podem ter levado a a ser mascarada. ?Na ausência desses sintomas específicos de gravidez, ela evolui sem que houvesse um quadro clínico que chamasse a atenção dela e muito menos da equipe médica do clube?, afirmou.

Além de a atleta estar mudando de peso para uma nova categoria, a produção de endorfina faz os atrasos menstruais serem comuns em competidoras. O biotipo de Elizabeth também contribuiu - o quadril largo e a musculatura fortalecida do abdômen impediram que o aumento do útero fosse percebido.

A Federação Chilena de Levantamento de Peso proibiu qualquer integrante da delegação que está no Brasil de falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa do órgão disse que há muitos problemas envolvidos nessa situação. O maior deles é quem vai pagar as despesas do hospital ? o seguro dos atletas cobre apenas acidentes. Ainda de acordo com a assessoria, ninguém desconfiava da gravidez de Elizabeth.

O menino recebeu o nome de Eric José, e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele nasceu com 1,150 kg, e já engordou 37 gramas. Os médicos calculam que a atleta estava no sexto mês da gestação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES