Azeitona retarda o envelhecimento da pele

A azeitona é capaz de regenerar e autoproteger os tecidos, assim como o azeite, que se origina dela

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O azeite de oliva possui muitas substâncias benéficas à saúde. No Brasil, difundiu-se a idéia de que ele é o componente mais indicado para muitas receitas e, seguindo as influências italianas, espanholas e portuguesas o hábito de usá-lo como tempero de pizzas e saladas se espalhou rapidamente. Mas poucos brasileiros sabem sobre suas propriedades cosméticas.

A azeitona é capaz de regenerar e autoproteger os tecidos, assim como o azeite, que se origina dela, possui vitaminas A, D, K e E, sendo um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Para os tratamentos de beleza, o azeite pode ser usado para purificar, hidratar e suavizar peles secas, acalmar peles irritadas, equilibrar a oleosidade, melhorar a elasticidade dos tecidos da pele, funcionando como antirrugas, além de ser um componente ideal para massagens e banhos relaxantes.

Além disso, o óleo traz muitos benefícios para os cabelos, que podem ficar mais sedosos e brilhantes com a aplicação do azeite diretamente nos fios. Um dos países que mais o utilizam com essa finalidade é a Índia. Lá o azeite é vendido na seção de produtos de beleza e também é muito procurado pelas mulheres grávidas que desejam prevenir o aparecimento de estrias.

No Brasil, com o aumento da renda da população, a previsão é a de que o consumo do azeite atinja cerca de 50 mil toneladas ainda esse ano, mas, esse grande mercado visa principalmente sua utilização na área alimentícia e não cosmética. "Ainda é preciso desenvolver uma cultura ocidental sobre a versatilidade do óleo para que ele seja visto também como um item importante para tratamentos de beleza", afirma a bióloga Gabriela Silveira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES