Barco que afundou no DF deve ser içado hoje; 9 pessoas mortas

Acidente com embarcação ocorreu na noite do último domingo em Brasília

Bombeiros devem retirar na sexta-feira (27), do fundo do lago Paranoá, embarcação que naufragou no último domingo (22) | AE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação para içar o barco Imagination, que naufragou no lago Paranoá no último domingo (22), deve começar às 7h desta sexta-feira (27). De acordo com o coronel Luiz Blumm, comandante operacional do Corpo de Bombeiros de Brasília (DF), a embarcação estava muito "instável" até o final da tarde da quinta-feira (26).

Para tirar o barco do fundo do lago, 16 mergulhadores chegaram a amarrar dois balões na proa e dois no meio do Imagination. A primeira dupla de balões, que suportam quatro toneladas, começou a ser infladas no fim da tarde da quinta-feira. Com isso, o barco acabou se movendo e a equipe de resgate preferiu continuar os trabalhos nesta sexta.

- Toda vez que se começa a inflar um balão, ele assume um comportamento direcional sobre o barco, que se mexe. Já inflamos dois balões e o barco mudou.

Os dois balões do meio suportam uma tonelada cada um. Quando os quatro estiverem posicionados, o rebocador fará o trabalho de levantar a popa do Imagination, que está no fundo do lago. Quando o barco estiver na horizontal, outros dois balões serão colocados na parte traseira dele.

Acidente

O Imagination era um dos barcos mais usados em festas pelos frequentadores do lago Paranoá. Os funcionários do buffet que atendia a embarcação costumavam trabalhar nele de duas a quatro vezes por semana. No dia do acidente, garçons e cozinheiros faziam uma comemoração.

Por volta das 21h, segundo o relato das vítimas, o Imagination começou a apresentar problemas. O motor teria parado por três vezes antes de interromper seu funcionamento. Ainda de acordo com o relato das testemunhas, a água tomou conta do barco, que afundou completamente em menos de dez minutos.

Dos passageiros, 93 foram resgatados com vida. Nove pessoas morreram. Entre elas, um bebê de cerca de seis meses. As buscas pelos corpos duraram quatro dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES