Beleza masculina: em alta, cabelos cacheados pedem cuidados especiais

A verdade é que o cabelo enrolado tem maior tendência ao ressecamento do que o liso

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sim, os homens estão mais vaidosos e cuidam da beleza sem culpa. Mas alguns casos específicos ainda são um mistério para eles, como o cuidado com os cabelos encaracolados. É muito comum, por exemplo, confundir cabelo crespo com fios mal cuidados e isso é um grande erro.

A verdade é que o cabelo enrolado tem maior tendência ao ressecamento do que o liso, porque a oleosidade natural do couro cabeludo precisa percorrer um caminho com curvas para revestir o fio. Portanto, ajuda externa para injetar uma dose a mais de hidratação é bem-vinda. "O cabelo cacheado precisa dos mesmos cuidados básicos de qualquer fio: lavagem, condicionamento e finalização com leave-in. Mas é fundamental escolher xampu e condicionador específicos, que contêm ingredientes que agem nos fios promovendo hidratação", explica o cabeleireiro Rodrigo Gimenes, da Academia Ondina em Campinas.

Estilização

Além dos cuidados básicos, o que embeleza um cabelo cacheado é o penteado. E ele pode ser moldado com base em dois fatores: a forma natural e o produto utilizado. Para os homens que gostam de cabelos mais compridos, o cabeleireiro Adrian Ricardo, do Jacques Janine Eldorado, em São Paulo, aconselha: "lembre-se que fios mais compridos precisam de mais hidratação porque a oleosidade natural não chega até as pontas. Além disso, o ideal é manter o corte em dia, em estilo repicado ou em camadas de diferentes tamanhos. Isso dá mais leveza aos fios e evita que fiquem armados".

Sobre os produtos aliados, o cabeleireiro Sandro Cassolari, de São Paulo, explica que a escolha determina o visual final. "Para os que gostam de secar os fios com secador, o ideal é usar o difusor e finalizadores termoativados, que protegem os fios do calor do equipamento. Para os mais descolados, o mousse promove efeito tipo gel, deixando os cachos no lugar. Já a pomada cremosa e o leave-in mantêm o cabelo com acabamento mais natural". Lembre-se sempre de esculpir os fios com a ponta dos dedos, utilizando pouco produto para não pesar.

Dicas para manter o visual cacheado sem medo

Use xampu e condicionador específicos para o seu tipo de cabelo;

Leave-in, mousse, pomada e protetor térmico devem ser usados para finalizar o visual sempre com a ponta dos dedos e pouco produto;

Quanto mais comprido, maior a chance de pontas ressecadas. Cuide da hidratação;

O uso do secador deve ser feito sempre com difusor, para ativar os cachos;

Prefira cortes mais desestruturados, eles ajudam a criar o visual rebelde com estilo;

Não penteie ou escove o cabelo seco. Isso faz com que perca a ondulação natural e ganhe o aspecto de "armado"



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES