Bolsas pesadas usadas por ex-Spice Girl podem causar doenças

Tabloide britânico diz que o modo como a ex-Spice Girl carrega suas pesadas itbags pode causar problemas musculares batizados de “Poshitis”.

Bolsas pesadas usadas por ex-Spice Girl podem causar doenças | Honopix
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ícone de estilo, ex-Spice Girl, estilista de sucesso, mãe de família... São muitas as alcunhas de Victoria Beckham, mas a inglesa acaba de ganhar mais uma: "Poshitis" (mistura de "posh", apelido dela, com o sufixo "itis", usado em termos médicos com o significado de inflamação).

Explica-se: na última semana, o tabloide "Daily Mail" entrevistou o fisioterapeuta britânico Sammy Margos, que criou o termo para designar um grupo cada vez maior de mulheres que desenvolvem problemas musculares e inflamações no ombro por causa do hábito de carregar bolsas cada vez mais pesadas no cotovelo, da mesma forma que Victoria.

Exageros à parte, conversamos com o ortopedista André Jorge para descobrir se o problema é mesmo tão grave. "O grande problema de carregar bolsas pesadas no cotovelo é que o peso acaba causando uma tração para baixo. Se isso for feito repetitivamente, pode causar problemas como tendinite, inflamação da musculatura, dor nas articulações e distenções musculares", explica o médico.

Segundo ele, o peso da bolsa deve chegar a, no máximo, três quilos. "Além de usar bolsas mais leves, o ideal seria usar modelos que podem ser carregados no ombro, por exemplo, já que não vai mais ter a carga no cotovelo tracionando o músculo para baixo. Além disso, seria bom dedicar um tempo para o fortalecimento da musculatura do ombro, que consegue resistir mais tempo a esse tipo de trauma", afirma.

Apesar disso, o ortopedista faz uma ressalva. "Mesmo as mulheres que têm o músculo mais fortalecido podem desenvolver problemas por causa do peso da bolsa, a diferença é que pode demorar um pouco mais para elas sentirem algum tipo de incômodo na área".

Para evitar o problema, não tem fórmula mágica. "Variar o tipo de bolsa, praticar atividade física para fortalecimento do músculo e bom senso são o mais importante. Quem já estiver sentindo algum tipo de dor deve procurar um médico que, provavelmente, vai receitar medicação para tratar a inflamação e, caso o problema persista, sessões de fisioterapia", completa André Jorge.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES