Brasil assume presidência rotativa do Conselho da ONU

Debate sobre desenvolvimento, paz e segurança deve marcar período.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil assume, nesta terça-feira (1º), a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU.

Todos os meses, os 15 países-membros se alternam na direção do órgão.

A embaixadora do país nas Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti, disse que o ponto alto da presidência deve ser um debate especial sobre desenvolvimento, paz e segurança.

"O Brasil reconhece a importância de um tratamento multidimensional, abrangente para os problemas de paz e segurança. Um tratamento que leve em conta, em especial, as causas do conflito, que muitas vezes estão ligadas à pobreza, às desigualdades sociais, à falta de emprego, à disputa por recursos naturais", disse. "Não se trata de trazer ao Conselho um debate sobre a promoção do desenvolvimento, mas sim chamar a atenção para o fato de que sem desenvolvimento, sem redução da pobreza, sem promoção de emprego para jovens é muito difícil avançar na direção da estabilidade e da paz."

O chanceler brasileiro, Antônio Patriota, deve participar do debate no próximo dia 11.

Em fevereiro, além da presença de Brasil e Portugal, que têm assentos rotativos no Conselho, deverão ser debatidas a situação em dois outros países de língua portuguesa: Guiné-Bissau, no oeste da África, e Timor-Leste, no sudeste da Ásia.

O primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, também está sendo esperado para uma sessão sobre a renovação do mandato da Missão das Nações Unidas no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES