Brasileiros fãs de festivais musicais colocam Primavera Sound no roteiro

Neste ano, o festival chega a sua 13ª edição e reúne na programação bandas consagradas como Blur, Phoenix, Jesus and Mary Chain e Nick Cave

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cultuado pelo público indie, o festival Primavera Sound, em Barcelona, atrai a cada ano um número maior de brasileiros, que unem o gosto pela música à oportunidade de conhecer uma das cidades mais interessantes da Europa.

Neste ano, o festival chega a sua 13ª edição e reúne na programação bandas consagradas como Blur, Phoenix, Jesus and Mary Chain e Nick Cave, além de destaques do cenário atual, que inclui Deerhunter, Savages e Animal Collective, em shows que ocorrem até domingo (26).

A trupe de ingleses liderada por Damon Albarn foi um dos principais motivos que levaram a designer Luciana Martins a sair de São Paulo, cidade onde mora, para conhecer o festival. Ao lado do marido e de uma amiga, ela conciliou a primeira viagem à Europa com a maratona de shows.

"Escolhi o Primavera pela programação e também por ser um festival um pouco menor que outros, como Coachella. Além disso, pensei nos gastos, porque ele é um pouco mais barato que outros festivais internacionais", explicou.

Frequentadora de festivais de música no Brasil, a designer elogiou a organização do evento. "Achei o festival muito bem organizado, o preço das coisas é justo, o acesso é fácil e no geral até agora, em comparação com outros festivais de São Paulo, é bem melhor", disse.

Se programada com antecedência, os gastos de uma semana em Barcelona durante o período do festival giram em torno de R$ 3 mil, incluindo ingressos, estadia e passagens de avião. Entre as alternativas mais econômicas para hospedagem estão quartos alugados na casa de moradores, hostels e apartamentos reservados para curta temporada.

Em sua terceira passagem consecutiva pelo Primavera Sound, o produtor e músico Marco Vianna deixou de ir a festivais no Brasil para investir na viagem que realiza desde 2011. "Naquele festival, teve a volta do Pulp, foi uma das principais bandas que eu queria ver. Vi bandas como Mazzy Star e este ano tem My Bloody Valentine, que acho pouco provável um dia tocarem no Brasil", contou.

Além da programação, ele destaca a participação do público como um dos fatores essenciais na sua decisão. "Lembro que quando o Jesus and Mary Chain tocou no Planeta Terra não foi muito bem recebido porque tinha fãs aguardando o Offspring. Isso não acontece aqui. Ninguém reclama de uma banda porque não está curtindo. Se não gosta, vai para outro palco ou fica circulando", ressaltou.

Veterano entre o público de shows, o fiscal da Receita Federal Carlos André Cruz teve a sua primeira experiência em festival aos 18 anos na edição de 1991 do Rock in Rio. Cerca de 11 anos depois, passou a percorrer a Europa e os Estados Unidos atrás de grandes eventos. Em seu histórico, ele inclui passagens pelo Reading Festival, Coachella e Lollapalooza, em Chicago, entre outros.

A presença de bandas que tiveram seu auge na década de 90 (como é o caso de Blur, Dinosaur Jr. e My Bloody Valentine) na programação fez com que este ano ele incluísse o Primavera Sound pela primeira vez em seu roteiro. Com exceção das baixas temperaturas durante a madrugada no Parc Del Fórum, ele considera o saldo positivo até agora e conta que pretende voltar em outros anos.

"O cenário do Parc Del Fórum é certamente um dos mais lindos que já vi num festival. A distância entre alguns palcos, como o Pitchfork e o ATP incomoda, mas não chega a atrapalhar e o som tem sido quase perfeito, com exceção do palco Primavera, onde houve diversas falhas durante o Dinosaur Jr. e o Breeders", comentou.

Para ele, a experiência de assistir de perto a performance de seus músicos favoritos é uma forma de retribuir ao trabalho prestado pelo artista. "Meu interesse primordial na vida é a música e, embora ache que muitas bandas são ótimas em estúdio e isso basta, eu acredito que a real experiência de um fã de música é no show ao vivo. É a única maneira de trocar energia com o artista, de mostrar seu apreço e empatia", explicou.

Com sete palcos oficiais, o Primavera Sound traz neste sábado (25) entre as atrações principais Nick Cave and the Bad Seeds, My Bloody Valentine, Dead Can Dance e Wu-Tang Clan. No domingo (26), serão realizados shows gratuitos em diferentes locais da cidade como parte da programação de encerramento do evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES