Capoeiristas lançam livro que reconta história da capoeira no Amazonas

A publicação refaz o percurso da capoeira no Amazonas: de notícias em fins século XIX às atividades dos grupos na atualidade

Capoeira | Divulgação Iphan
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgação Iphan

O discurso do então governador do Amazonas, Antônio Constantino Nery, proferido em 1905, na Assembleia Estadual, em que reclamava da presença de capoeiras em Manaus é um dos registros que compõem o livro Capoeira: o patrimônio gingado do Amazonas, publicação que será lançada neste sábado, 21, às 14h (Horário de Manaus), em evento online. Reunindo matérias jornalísticas, legislações e discursos políticos, além de registros orais, o livro refaz o percurso da capoeira no estado do Amazonas desde fins do século XIX. Para os mestres capoeiristas que conduziram a pesquisa, o volume demonstra como a história da capoeira no estado atravessa grandes episódios da história do Brasil.

A publicação é fruto da parceria entre os mestres e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura. Desde 2014, o Iphan-AM vem mobilizando a comunidade de capoeiristas, reunindo capoeiristas, grupos e coletivos para demonstrar o reconhecimento da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, bem como do alcance das políticas públicas de apoio e fomento à manifestação. Os bens também são reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco.

“Desde 2014, o Iphan no Amazonas realiza ações com mestres e grupos de capoeiristas. Em 2016, com apoio do Iphan, foi realizado o primeiro Encontro Norte Capoeira. E nos últimos três anos tivemos os seminários da salvaguarda da capoeira no Amazonas”, explica a superintendente do Iphan-AM, Karla Bitar. “Foi no âmbito dos seminários que discutimos questões como a profissionalização e reconhecimento do ofício dos mestres da capoeira, o mapeamento da manifestação no estado e a própria e a ideia de se editar o livro com a história da capoeira no Amazonas, que em 2020 concretizamos.”

Divulgação Iphan

O Patrimônio Gingado

A elaboração do volume foi liderada pelos próprios praticantes. A prioridade era documentar e sistematizar dados sobre a manifestação, aliando registros em documentos escritos à oralidade. Como resultado, a capoeira aparece no estado do Amazonas, sobretudo em Manaus, como parte do cotidiano social e cultural, desde o século XIX. E, por isso, na avaliação Luiz Carlos de Matos Bonates, conhecido como mestre KK Bonates, que participou da pesquisa para a publicação, “a história da capoeira no Amazonas se atravessa com a história do Brasil”.

Um desses episódios é a Revolta da Vacina, que ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, em 1904. Muitos dos presos durante a revolta, que eram capoeiristas, foram remetidos como degredados em embarcações para prisões na região amazônica. Eles acabaram estabelecendo suas vidas em Manaus e interagindo com capoeiristas manauaras. Mas os registros de capoeiras aparecem nos jornais do estado desde o período da borracha, quando a região amazônica se tornou a principal fornecedora de látex do mundo, ainda no século XIX.

“O livro traz todo o percurso da capoeira no estado. Pra gente, é um inventário da capoeira no Amazonas. Reunimos registros escritos, documentos de todo o tipo, além das narrativas orais, a tradição dos mestres da capoeira”, explica o mestre KK Bonates, 61, praticante da capoeira desde os 12 anos. “Com nossa pesquisa e a publicação, teremos subsídios para formular políticas públicas na capoeira. Foi assim que solicitamos que a capoeira se tornasse também Patrimônio Cultural do Amazonas e vamos pleitear que se torne Patrimônio Cultural de Manaus”, completa Bonates, que faz parte da Escola de Capoeira Matumbé, que está em funcionamento há 41 anos na capital amazonense.

Serviço:

Lançamento do livro “Capoeira: o patrimônio gingado do Amazonas e sua Salvaguarda”

Data: 21 de novembro de 2020, às 14h (Horário de Manaus) e 15h (Horário de Brasília) (Fonte: Iphan)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES