Cardeal nega encobrimento de caso de pedofilia

“Não é verdade, documentamos o contrário e não falamos sobre isso porque não estamos aqui o dia todo

Avalie a matéria:
Cardeal saiu em defesa do Papa | Yahoo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, desmentiu hoje, em sua chegada ao Chile, que ele e o papa Bento XVI tenham encoberto o caso de um religioso acusado de abusar sexualmente de 200 menores nos Estados Unidos.

"Não é verdade, documentamos o contrário e não falamos sobre este tema porque não estamos aqui o dia todo", disse o cardeal Bertone, em resposta às perguntas dos jornalistas no aeroporto internacional de Santiago.

"Quero ratificar com precisão minhas ações assim como as de sua eminência o cardeal (Joseph) Ratzinger (hoje papa Bento XVI) como governador regional da Congregação para a Doutrina da Fé", acrescentou Bertone, que foi recebido pela hierarquia da Igreja Católica chilena.

O jornal "The New York Times" divulgou recentemente a informação de que o papa - quando era cardeal - e Bertone encobriram as ações do padre Lawrence Murphy, que abusou sexualmente de 200 menores em uma escola para surdos, no estado americano de Wisconsin, onde prestou serviço de 1950 a 1970.

O secretário de Estado da Santa Sé, que estará no Chile até 14 de abril, se reunirá amanhã com o presidente chileno, Sebastián Piñera, e, posteriormente, visitará as cidades mais afetadas pelo terremoto de 27 de fevereiro, que atingiu o centro e o sul do país.

Bertone chegou ao Chile com uma saudação do papa de "estima, afeto e especial carinho pela Igreja, pelas autoridades e pelo povo do Chile" após a catástrofe.

O cardeal visitará algumas das cidades mais afetadas pelo terremoto e posterior tsunami, como Concepción ou Talcahuano, e no domingo presidirá a eucaristia na Catedral de Santiago, que será celebrada por todos os bispos chilenos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES