Casa de Zabelê faz 26 anos e celebra data com sarau e lançamento de livro

Casa de Zabelê atende diretamente 120 crianças, adolescentes e jovens.

Ação da Casa de Zabelê | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Casa de Zabelê, serviço da Ação Social Arquidiocesana (ASA), referência no atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos, celebra nesta quarta-feira (28) os seus 26 anos de atuação, trabalhando pela infância e adolescência em Teresina. A comemoração foi realizada na manhã desta quarta-feira, 28, com apresentações artísticas, recitação de poesias e a apresentação da nova coleção de moda desenvolvida pelos adolescentes do núcleo de profissionalização da instituição.

Casa de Zabelê atende 120 crianças, adolescentes e jovens (Divulgação)

De acordo com Francisco Moreira, coordenador da Casa de Zabelê, durante o evento foi realizado o lançado do livro “Meninas Pensadoras da Casa de Zabelê”, de autoria da professora doutora Shara Jane Holanda (UFPI). O livro é o resultado de uma pesquisa que traz um olhar sobre o corpo e a subjetividade do pensar das crianças e adolescentes assistidos pela instituição.

“Estamos muito felizes em comemorar esses 26 anos de história, contribuindo para o protagonismo infanto-juvenil. Nossa expectativa é que possamos celebrar este momento dando visibilidade a todo trabalho que é realizado pela Casa de Zabelê, e que ao longo do tempo vem contribuindo diretamente para o fortalecimento de tantas crianças e jovens”, destaca o coordenador.

Na ocasião, houve também o Sarau com o tema “Teresina em arte, verso e prosa”, incluindo apresentações de danças e a recitação de poesias protagonizados pelas socioeducandas do núcleo de atendimento direto da Casa, como forma de homenagear a capital do Piauí, local que sedia a Casa de Zabelê desde a sua fundação em 1996.

Oficinas são realizadas no espaço (Divulgação)Ainda como parte da programação foi exibida a exposição de moda “Teresina em poesia e canção”, composto por figurinos desenvolvidos pelos adolescentes dos cursos profissionalizantes em moda e serigrafia oferecidos pela casa. De acordo com Marta Sergio, consultora de moda da Casa de Zabelê, a nova coleção é resultado dos estudos das contribuições da matriz europeia para a formação do povo brasileiro, analisadas pelos educandos e traduzidas nos figurinos.

“Como parte da pedagogia adotada pela Casa, a partir da imersão nesse universo de músicas e arte, os educandos escolheram algumas estrofes de canções que cantam Teresina para estampar as peças da coleção. Desse modo, trechos de Caetano, Vavá Ribeiro e Cineas Santos figuram na coleção junto às flores de caneleiro, árvore símbolo de Teresina, retrata a beleza da natureza e da música” frisou a consultora.

A comemoração foi aberta ao público e contou com a presença de representantes da rede de proteção a criança e ao adolescente, tais como o Ministério Público, os CRAS, CREAS, os Conselhos de Direitos e dos profissionais que atuam diariamente na instituição.

CASA DE ZABELÊ

A Casa de Zabelê foi inaugurada em 1996, por Dom Miguel Fenelon, como uma resposta da Igreja em atenção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual em Teresina. Atualmente, a Casa faz parte da rede socioassistencial da capital do Piauí, e é mantida com recursos provenientes da parceria entre a ASA e a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, bem como de outras entidades a nível nacional.

Isabel Luzia, de 15 anos, aponta que além do acolhimento a instituição abre portas para seus educandos através da arte e da profissionalização. “A casa para mim é minha segunda família, um lugar que me acolheu, me ajudou quando eu mais precisava, e me mostrou que era possível não apenas sonhar mais construir um futuro diferente. aqui eu me sinto realizada, e tenho certeza que a Zabelê continuará transformando vidas”, afirma a adolescente.

A Casa de Zabelê atende diretamente 120 crianças, adolescentes e jovens. O local conta com uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais e profissionais da moda e da dança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES