“Cem anos é uma bobagem”, diz Oscar Niemeyer

“Cem anos é uma bobagem”, diz Oscar Niemeyer

"Cem anos é uma bobagem", diz Oscar Niemeyer | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O arquiteto carioca Oscar Niemeyer, prestes a completar 100 anos, disse nesta quarta-feira (12) que o centen?rio ? uma bobagem e que, ao olhar para tr?s, v? que n?o fez concess?es e seguiu um bom caminho.

"Cem anos ? uma bobagem, depois dos 70 a gente come?a a se despedir dos amigos. O que vale ? a vida inteira, cada minuto tamb?m, e acho que passei bem por ela", disse Niemeyer, ao receber uma homenagem da embaixada da Fran?a em seu escrit?rio em Copacabana, ao lado da mulher, Vera L?cia.

"Quando olho para tr?s vejo que n?o fiz concess?es e que segui o bom caminho. Isso ? que d? uma certa tranquilidade."

Niemeyer, que completa 100 anos no s?bado (15), fez diversos elogios ? Fran?a, pa?s no qual viveu durante a ditadura militar no Brasil nos anos 1960.

"Se eu sair um dia do Brasil, ? em Paris que eu vou ficar", disse Niemeyer a jornalistas, arrematando em franc?s: "? fant?stica a vida."

Sartre e Beauvoir

Niemeyer recordou os encontros em Paris com os fil?sofos Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir, que foram "sempre muito gentis comigo", com o escritor Andr? Malraux, al?m dos dias em que "via passar as lindas mulheres no Champs-?lys?es".

Para ele, Fran?a ? um pa?s amigo e os franceses, solid?rios. "? um povo que eu admiro, inteligente, pr? a qualquer movimento de defesa do pa?s. ? um pa?s fant?stico."

O arquiteto, que chegou a abrir um escrit?rio em 1972 na Champs Elys?es, projetou diversos pr?dios importantes no pa?s, como a Bolsa de Trabalho de Bobygny e o Centro Cultural Le Havre.

Para Niemeyer, no entanto, o mais marcante deles foi a sede do Partido Comunista Franc?s, em meados dos anos 1960. "Lembro com tanto prazer, eles (do partido) foram t?o solid?rios comigo o tempo todo, me ajudando, me levando para um lado e pro outro. Foi muito bom", recordou.

Lenda

O embaixador franc?s Antoine Pouillieute explicou que a homenagem, uma medalha, era pelo anivers?rio de Niemeyer e tamb?m pelo conjunto de sua obra.

"Para a Fran?a, Oscar Niemeyer ? uma lenda", disse Pouillieute durante a entrega do t?tulo Comendador da Ordem Nacional da Legi?o de Honra.

O arquiteto ir? receber outra homenagem na sexta-feira (14), desta vez do consulado da R?ssia. No s?bado, comemora os 100 anos na Casa das Canoas, um projeto de sua autoria de 1952, considerado um dos marcos da arquitetura brasileira.

Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, Oscar Niemeyer realizou mais de 600 projetos arquitet?nicos em todo o mundo, em mais de 70 anos de carreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES