Chitãozinho e Xororó completam 50 anos de carreira

“Quando a gente ouviu, a gente pensou: essa é A música”, contam sobre “Evidências”, o hit da dupla mais cantado entre os brasileiros

Dupla | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Comemorando 50 anos de carreira, Chitãozinho e Xororó carregam na bagagem dezenas de hits, e são um clássico da música sertaneja brasileira. Não à toa, são os primeiros artistas deste gênero a estrelarem o podcast ‘Essenciais’ da Deezer, que traz nomes importantes da música brasileira para compartilharem suas histórias e revisitarem os processos criativos de seus discos.

A entrevista, feita pelo zoom, foi bem diferente de como tudo começou: "naquele tempo, em Astorga, a gente não tinha nem rádio pra ouvir música, agora estamos aqui batendo esse papo gostoso", começam já brincando, e relembrando sobre como José Lima Sobrinho e Durval de Lima se tornaram Chitãozinho e Xororó. "A gente achava que era um nome muito caipira, pois éramos duas crianças morando na periferia de São Paulo. A gente queria cantar uma música sertaneja com dicção melhor, português correto e não só para pessoas de idade. Para jovens e crianças também", contam. E deu muito certo!

O primeiro disco lançado pela dupla, em 1970, já foi responsável por revelar um sucesso: a versão que gravaram de "Galopeira". "Quando a gente apareceu no rádio e televisão cantando daquela forma, com a voz do Xororó, foi ali que chamou atenção", conta Chitãozinho.

Eles relembram que em 1975, estavam muito endividados. Fizeram uma temporada no Paraná e voltaram sem dinheiro. A solução era vender o carro e não viajar mais, dar um tempo na carreira. Mas tudo deu certo no final: "Acabamos indo na gravadora, e a carreira deu sequência após gravar Tente Outra Vez, com Raul Seixas", lembram.

Em 1979, lançaram o álbum "60 dias apaixonado", também conhecido como divisor de águas. O sucesso da dupla na época já era comparado ao de Milionário e José Rico, que eram os maiores destaques do momento. "Fio de cabelo" também surpreendeu todo mundo: em menos de um ano tivemos um milhão de cópias vendidas. Aí já não havia dúvidas de que a dupla tinha dado certo e veio pra ficar. Foi através dessa música, inclusive, que passaram a tocar em todas as rádios FM do Brasil, não só as sertanejas.

Fugindo um pouco do sertanejo raiz, veio o álbum "Amante", em 1984, com uso de bateria eletrônica e inspiração no estilo de Julio Iglesias. "Depois de tanto sucesso, gravam disco assim?", relembram a pergunta que tanto receberam. A crítica detonou, mas o público gostou e levaram então o disco pro palco, mesclando com o pop e mudando ainda mais a música sertaneja.

Seguindo alguns anos na carreira, chegou o momento do hit que o Brasil todo sabe cantar: o lançamento de "Evidências". "A gente se sente privilegiado, essa música veio de uma forma tão bonita. A gente estava preparando repertório, e nos mandaram essa faixa, e quando a gente ouviu, a gente pensou: essa é A música". E foi mesmo. "Quando a gente botou a voz em Evidências, a gente sabia que tinha chance de fazer sucesso. Mas óbvio que superou todas as expectativas e ela não parou de fazer sucesso. Hoje ela é com certeza mais forte do que na época que a gente lançou", revelam.

Claro que a fórmula de todo esse sucesso não poderia ficar de fora. "No nosso caso, temos um relacionamento tão bacana com o público que a gente não fala ‘quero gravar essa música pois vai ser sucesso’. A gente grava porque gosta, achamos a música linda, adoramos cantar e gostamos de mostrar para o povo. É isso que mantém a gente vivo", diz Chitãozinho. "Devido à nossa trajetória, a gente aprendeu que era proibido sonhar, a gente nem sabia se dava para sobreviver cantando música sertaneja. Fomos crescendo e aprendendo que era um passo de cada vez, conquistando nosso espaço e esse prazer de cantar nunca acabou. E sempre de olho no futuro", complementa Xororó.

Para finalizar, e de forma poética, como tanto gostam - e fazem bem -, Chitãozinho citou uma frase que admira de Paulinho da Viola: "O meu tempo é hoje e eu gosto que seja assim. Eu não vivo do passado, o passado que vive em mim".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES