Cidades do interior do Piauí se mobilizam para manter forte a tradição do carnaval; confira!

Faltando 13 dias para o início do Carnaval no Piauí

Carnaval na cidade de Barras | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltando 13 dias para o início do Carnaval, os municípios já estão em clima de folia de Momo, a maior festa popular que, durante quatro dias, para o país. No interior do Piauí não seria diferente e as prefeituras já se preparam para organizar e promover grandes festas de rua com a contratação de bandas musicais de fora do Estado, principalmente da Bahia, e daqui também, com trios elétricos para os dias de folia, que começa na sexta-feira, dia 28, e vai até a manhã de Quarta-feira de Cinzas, dia 5.

Cidades já conhecidas por realizarem bons e movimentados Carnavais, como Barras, Água Branca, Luís Correia, Parnaíba, Altos, União, Picos e outras já estão tomando todas providências para receber os foliões e visitantes que procuram os municípios neste período.

Em Barras, a 111 quilômetros de Teresina, que é conhecida por realizar um dos maiores Carnavais do interior, já estão confirmadas bandas musicais de fora do Estado e também locais para a alegria dos foliões. O prefeito Edilson Capote está entusiasmado com a festa momesca. ?Estamos nos preparando para receber bem e com segurança os turistas e todas pessoas que venham nos visitar neste Carnaval?, disse. ?Temos o prazer de realizar o melhor Carnaval e quem vier vai se divertir muito e jamais esquecerá nosso Carnaval, porque é muito bom e movimentado?, completa.

A cantora baiana Gilmelândia, ou ?Gil?, como também é conhecida, é uma das atrações do Carnaval de Barras deste ano. Ela deve se apresentar na quarta noite de folia do bloco Dinamite, que promete levar uma multidão de foliões ao corredor da folia. Com 20 anos de carreira e passagem por vários blocos de Carnaval, Gil tem músicas consagradas no repertório musical brasileiro. Além da cantora baiana, o bloco traz ainda outras atrações para o trio elétrico. No primeiro dia de folia, a banda GuettoéGuetto, também da Bahia, que tem à frente o cantor Chiclete Ferreira, vai levar todo seu pagode para o público. No segundo dia de festa, quem comanda o arrastão é a banda Jheremias, que é liderada pelo cantor Gabriel Levy, que traz ao Estado o seu novo projeto musical.

Em Picos, a prefeitura pretende realizar um Carnaval bom, a exemplo do ano passado, considerado o maior já realizado no município e um dos melhores de todo Estado. Para alcançar esse objetivo, a coordenação da festa vem trabalhando muito na organização do evento momesco. O tema do Carnaval é ?Calor e Folia?, o mesmo do ano passado, segundo informa o coordenador da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Júlio Rodrigues. Do dia 1º de março ao dia 4 a folia de Carnaval será animada, respectivamente, pelas bandas: Spylicut, Jheremias, Pilera, Nairê, Lili e Banda e Elaine Fernandes. As atrações locais serão: Cristiano Pipow, Bala de Prata, Nova Erah, Flavenildes e Banda, Orquestra Picoense de Frevo, Edy Sacana e Patrulha do Gueto. O palco da folia será a Avenida Getúlio Vargas e Praça Félix Pacheco. A abertura do Carnaval será no próximo dia 21, na Praça de Alimentação, com a escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2014, com a banda Cleydson Rocha Elétrico.

A Prefeitura de Piripiri lança, no próximo dia 28, a programação do ?Carnaval do povo? com o Corso e vai até o dia 4. A folia será na Avenida Tomaz Rebelo e contará com as bandas Gueto é Gueto, Pilera, Levaxé, Pinel, Hot Style e Chaguinha e Desejo Musical, além de blocos. ?O Piauí todo respeita o Carnaval de Piripiri. Temos hoje uma das melhores festas do Norte e o maior Corso do interior?, disse o prefeito Odival Andrade.

Água Branca fará, mais uma vez, grande Carnaval

Em Água Branca, a 100 quilômetros de Teresina, a prefeitura, através da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), está trabalhando nos preparativos do Carnaval da cidade. Fazendo levantamento dos espaços para instalação dos camarotes para o Carnaval.

O prefeito Jonas Moura está entusiasmado e promete um grande Carnaval na cidade. O Carnaval da cidade é um dos maiores do interior do Estado e atrai foliões de várias cidades piauienses e de outros Estados. Este ano promete muita animação nos quatro dias de folia. Grandes bandas de axé da Bahia participarão do Carnaval, como banda Phaphirô, que faz algumas das principais festas na Bahia e no Brasil.

O axé de Ricardo Chaves também vai puxar o trio elétrico, além de Elaine Fernandes, ex-banda Pinel, que estará na concentração do bloco.

No percurso e na arena do Carnaval, Banda Pilera novamente faz a festa no Carnaval em Água Branca. No município de Luís Correia, cidade praiana, o Carnaval de Luís Correia promete ser um dos melhores já realizados do litoral e contará com o apoio total da prefeitura local. Segundo a assessoria da prefeitura, a expectativa é de um grande Carnaval.

União define as atrações da folia

Prefeitura de União está definindo a programação de Carnaval da cidade. De início, a confirmação da Avenida Filinto Rêgo, mais uma vez, sendo o corredor da folia. Bandas famosas e locais estarão na programação elaborada pela Comissão de Carnaval durante os quatro dias.

Além das bandas, o desfile de blocos de rua e alternativos, não esquecendo do principal, que é o Bloco Os Gatões, que arrasta 10 mil pessoas às ruas do centro da cidade. Após as tímidas comemorações do Ano Novo, a Prefeitura de Floriano promete realizar um grande Carnaval. O prefeito Gilberto Júnior disse que, por ter economizado as despesas do réveillon, a administração municipal pôde reservar recursos e garantir a participação de duas bandas nacionais no Carnaval da cidade, tido como um dos maiores do interior do Estado.

O cantor Latino e a banda Chicabana, duas grandes atrações, devem animar o Carnaval da Princesa do Sul?, dentre outras. Ainda segundo Gilberto Júnior, a Comissão Organizadora do Carnaval (COC) está articulando o Carnaval no município. A Prefeitura de Piripiri também promete realizar um movimentado Carnaval, assim como outras cidades. (R.G.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES