Cineasta Hayrabet Alacahan participa de debate sobre cinema em THE

Debate acontece nesta quarta-feira (07)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A I Mostra de Cinemas Artes garantiu diversas surpresas para os cinéfilos teresinenses entre os dias 1º e 7 de março. Além da exibição de sete filmes argentinos gratuitos, o evento ainda promove uma sessão com debate do filme "Zama", que contará com a presença do cineasta Hayrabet Alacahan, nesta quarta-feira ,7, encerrando a programação da Mostra.

De acordo com o gerente dos Cinemas Teresina, Antônio Aquino, a sessão com debate ainda é uma forma de homenagear as mulheres. "O encontro antecederá o Dia Internacional da Mulher e escolhemos essa data para debater sobre o filme Zama, que é dirigido por Lucrecia Martel, uma mulher que ganhou um lugar no cinema mundial com suas produções. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria dos Cinemas Teresina no dia sete e, como as poltronas não serão numeradas, é importante chegar cedo", orienta.

O longa conta a história de Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda por uma carta do rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado, para um lugar melhor. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, ele se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

A sessão com debate tem o intuito de aproximar o público com a produção do cinema. Durante o encontro, que acontece no dia 7, após a exibição do filme "Zama", o público poderá debater sobre o longa e compreender a construção da obra com o cineasta Hayrabet Alacahan, especialista em cinema argentino. Os Cinemas Teresina disponibilizarão uma tradução simultânea para facilitar a comunicação do cineasta com os cinéfilos teresinenses.

Assim, de acordo com o curador dos Cinemas Teresina, Douglas Machado, a ideia da sessão com debate surgiu com o intuito de valorizar o cinema autoral. "Nós estamos dedicados, estudando, lendo bastante sobre cinema, sobre o que se está produzindo e exibindo no mundo e frequentando os festivais e mostras. Também estamos conversando com os realizadores e distribuidores de várias partes do Brasil e de outros países. Esta troca de informações nos ajuda bastante a trilhar nosso caminho. É um aprendizado constante, sempre", avalia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES