Clones digitais são criados para garantir a imortalidade

Os avatares são criados em pouco tempo; minutos para a imagem e de 3 a 4 horas para sintetizar voz.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma pequena empresa dos Estados Unidos pretende lançar na próxima quarta-feria uma maneira de se preservar a memória e o legado das pessoas para a eternidade: clones digitais.

A Intellitar está prestes a lançar o software Virtual Eternity, que poderá criar uma espécie de clone digital para a posteridade. Segundo o CEO da empresa, Don Davidson, o principal conceito do lançamento é o legado e a preservação das pessoas de hoje. Com as tecnologias atuais, Davidson afirma poder criar um "legado vivo" para que, no futuro, familiares e amigos tenham uma forma de interação com um ente passado, conforme conta o site Huntsville Times.

"Nós queremos dar o dom da imortalidade para nossos usuários e dar às futuras gerações um sentido de conexão com suas raízes", afirma o CEO.

Os avatares são criados em pouco tempo; minutos para a imagem e de 3 a 4 horas para sintetizar voz, que não se trata de uma gravação da pessoa real. Dessa forma, os clones digitais podem responder a muitas perguntas no futuro e falar praticamente qualquer coisa, já que não dependerão de uma quantidade finita de frases gravadas.

O site PopSci mostra um rápido vídeo de uma interação com o avatar clone de Davidson, disponível pelo atalho tinyurl.com/33975yt.

As informações serão adicionadas ao avatar pelo próprio dono, é claro, mas isso pode ser feito aos poucos. As interações permitem que o clone responda, por exemplo, que não sabe uma determinada resposta a um pergunta feita. Esse fato produzirá um registro que será enviado ao usuário, que poderá adicionar esta informação ¿ ou outras que julgar interessantes ¿ a seu "legado vivo".

Mesmo assim, Davidson espera que sua criação tenha aplicações não somente para quem quer ser imortalizado. Ele acredita que a Virtual Eternity pode ser utilizada em jogos, redes sociais, treinamento empresarial e educação a distância.

Além disso, a Intellitar pretende possibilitar a compra de módulos especiais, chamados "Expert Brains". Com eles, os usuários poderão escolher habilidades especiais que desejam atribuir a seus clones. Parece que, pelo menos neste mundo, a ideia de Matrix ¿ de carregar módulos especiais de aprendizado conforme a necessidade ¿ começa a aparecer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES