Começa conferência sobre a ajuda ao Haiti

Reunião, promovida pela ONU, tem como objetivo colocar ordem na distribuição da ajuda humanitária

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conferência sobre a ajuda e a reconstrução do Haiti começou hoje, em Montreal, com a presença do primeiro-ministro haitiano, Jean-Max Bellerive, e de representantes dos principais países da América, da Europa e de organismos internacionais.

A reunião, promovida pela ONU, tem como objetivo colocar ordem na distribuição da ajuda humanitária e estabelecer um plano para a reconstrução do país caribenho.

Na conferência, também serão definidos a data e o lugar de um encontro de doadores. Prevista para os próximos meses, essa segunda reunião contará com a participação de líderes do Grupo de Amigos do Haiti e de representantes do Japão, da União Europeia (UE) e de países americanos.

No encontro desta segunda-feira, um dos temas mais urgentes é a coordenação da entrega da ajuda que chega ao Haiti.

São vários os países que criticaram o controle que os Estados Unidos exercem sobre a chegada de assistência ao aeroporto da capital haitiana, Porto Príncipe. A distribuição também recebeu críticas por sua lentidão.

A longo prazo, a conferência de Montreal vai traçar as linhas básicas do que o diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), o francês Dominique Strauss-Kahn, denominou de Plano Marshall para o Haiti, que permitirá a reconstrução do país.

Nesse sentido, as ONGs pediram que os planos de reconstrução e desenvolvimento abranjam todo o país.

As organizações também querem que os participantes da reunião perdoem a dívida haitiana, estimada em US$ 1,2 bilhão.

Ontem, no entanto, o presidente da conferência, o ministro de Assuntos Exteriores do Canadá, Lawrence Cannon, já havia dito que é cedo para falar do cancelamento da dívida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES