Começa preparação para cúpula do Haiti

Delegados internacionais abordarão temas críticos que devem ser solucionados imediatamente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O encontro preparatório para a cúpula de ajuda ao Haiti teve início nesta segunda-feira, em Santo Domingo, encabeçado pelo presidente haitiano René Preval e seu colega dominicano Leonel Fernández, reunidos no palácio presidencial junto a outros funcionários internacionais.

A reunião visa a iniciar os preparativos para uma cúpula mundial para socorrer o Haiti.

O encontro internacional terá como centro das discussões a busca por estratégias que permitam coordenar a reconstrução do país caribenho, devastado esta semana por um terremoto, informou o Executivo dominicano.

A reunião contará com a participação do primeiro-ministro de Dominica e presidente pro tempore do Caricom, Roosevelt Skerrit, do primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, com o de Barbados, David Thompson, e com a vice-presidente do governo da Espanha, María Fernández de la Vega.

Também participarão representantes de Estados Unidos, Canadá, Brasil e de outros países da América Latina. O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza, também confirmou sua participação na reunião preparatória.

Também foram convocados delegados da Organização das Nações Unidas, do Banco Mundial e do Interamericano de Desenvolvimento.

Os delegados internacionais abordarão temas críticos que devem ser solucionados imediatamente, como os trabalhos de resgate e sepultamento das vítimas, além da instalação de postos de assistência aos feridos e desabrigados e do restabelecimento da comunicação telefônica e da energia elétrica.

O presidente francês Nicolas Sarkozy havia pedido a Estados Unidos, Brasil e Canadá que convocassem juntos uma "grande conferência" internacional para a reconstrução e o desenvolvimento do país caribenho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES