“Comigo Num-Se-Pode”: filme conta a história da cena LGBTQIAP+ de Teresina

O filme “Comigo Num-Se-Pode”, assinado por Tássia Araújo, a cineasta e produtora da Parada de Cinema, estreia neste domingo (23) no Teatro 4 de Setembro.

Comigo Num-Se-Pode | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O filme "Comigo Num-Se-Pode", assinado por Tássia Araújo, a cineasta e produtora da Parada de Cinema, estreia neste domingo (23), às 19h no Theatro 4 de Setembro. A película conta a história da cena LGBTQIAP+ de Teresina e funciona como um resgate da cultura das ruas.

Ao todo, dez personagens contam suas histórias através da tela, construindo a teia que leva à realidade marginal e paralela. Um resgate que vem dos anos 80, através de nomes como Samantha Menina, Monique Santos e tantas outras figuras importantes desse processo.

Comigo Num-Se-Pode. Crédito: Divulgação.

Tásia explica que o filme foi inspirado em "São Paulo em Hi-Fi" e tantos outros filmes que tratam desse recorte alternativo. 

"Esse filme me deu um start para eu ter força e para abrir os olhos que era possível fazer um filme sobre a cena LGBTQIAP+ de Teresina. No começo, o filme ia se passar mais no cenário noturno. Mas para falar da cena, precisaríamos trazer as personagens para a vida cotidiana, porque eles são fora da noite. No final das contas é o mais interessante”, considera.

O filme surgiu da vivência de Tássia nesse cenário desde muito nova. 

"O Junior Araújo [fundador do Coletivo Salve Rainha] foi uma grande ponte para mim. Ele me colocou em contato com algumas travestis muito marginalizadas. Cheguei a conhecer Makelly, que foi assassinada por um professor. Na noite, em Teresina, no Mercearia, eu via muita gente. Tatyla, Samantha Brasil...", lembra.

“Comigo-num-se-pode” é contemplado no Edital Piauí de Seleção de Projetos Audiovisual e financiado pelo Governo do Estado do Piauí e Secretaria de Cultura do Estado do Piauí (SECULT)

"Foi muito difícil fazer esse filme. Esse projeto tem cinco anos. Inscrevi ele em 2017 no primeiro edital de audiovisual do Piauí, promovido pelo Governo do Estado. Da aprovação até aqui, está sendo desafiador. Teve pandemia, foram dois anos. Só gravamos em fevereiro de 2021. Trabalhamos de forma remota. Outra dificuldade além do financeiro foi arquivo. Muita gente não quer dar os arquivos e muita gente nem tem acervo. A Isabelita Kennedy tem uma acervo muito bom, por exemplo. Jorginho Medeiros também”, acrescenta Tássia Araújo.

Tássia Araújo. Crédito: Divulgação.

Além das histórias sobre pessoas, "Comigo Num-Se-Pode" também fala sobre a construção da identidade da cidade a partir de um movimento forte que veio das antigas para as novas boates. Da saudosa Conexão Bine Iubia até o Mercearia Pub. As ruas, bares e a movimentação "clandestina" são palco de muita magia, como a Num-Se-Pode das lendas do Centro de Teresina.

FICHA TÉCNICA:

Realização: Instituto Punaré e Clandestina Filmes

Produção Executiva: Guga Carvalho, Layane Holanda e Tássia Araújo

Direção, roteiro e pesquisa: Tássia Araújo

Assistente de Direção: Antônio Augusto Teixeira

Direção de Fotografia: Luísa Dalé Silva

Assistente de Câmera: Javé Montuchô

Som Direto: Juliana Santana

Desenho de som e Mixagem: Pedro Caetano

Edição e Color grading: Carina Bueno

Produção: Verônica Coelho

Gaffer: Paulo Sombra

Logger: Grax Medina

Projeto Gráfico: Áureo Tupinambá Jr.

Digitalização de imagens: José Nena, Gleyson Moura e Tássia Araújo

Drone: Cleiton Santos

Gerenciamento Financeiro: Humilde Alves



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES