Compartilhamento de maquiagem gera riscos a saúde

Os risco de emprestar a maquiagem é maior do que se imagina

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Compartilhar a maquiagem é algo tanto quanto comum entre as mulheres. Porém, os riscos que a mesmas correm a emprestando são grandes. Mesmo sendo com alguém bem próximo. É o que diz Daniela Leal, médica e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

“Com o batom, se os lábios estiverem íntegros, o risco é menor. Mas se houver alguma descamação ou mesmo rachaduras por ressecamento ou frio, a chance de infecção aumenta”, comenta. Além do alerta para evitar o uso compartilhado de maquiagem, Daniela Leal destaca ainda os riscos de autocontaminação no caso de quem não higieniza de forma adequada os pincéis e demais acessórios para aplicar maquiagem.

“Se houver nas maquiagens algum organismo com capacidade de infecção, há o risco de aparecer uma doença. E as mais comuns são conjuntivites nos olhos e infecções superficiais na pele. A área dos olhos é, sem dúvida, a região de maior sensibilidade para alergias e irritações. Além disso, batom e blush também podem causar problemas, apesar de serem aplicados em regiões consideradas íntegras. O risco aumenta se a usuária da maquiagem apresentar espinhas na pele, pois a lesão vai funcionar como ponto aberto na cútis e por ali pode haver a penetração de agentes infecciosos”,.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES