Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Concurso vai premiar 45 histórias de filmes e séries

Seleção busca revelar talentos de roteiristas estreantes no Brasil

Concurso vai premiar 45 histórias de filmes e séries
Projeto | Divulgacao/Projeto Cinemaneiro
Compartilhe

Roteiristas estreantes de todo o país terão a chance de conquistar visibilidade e se qualificar para atuar no mercado audiovisual. A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) lançou nesta quarta-feira (01.07) o edital do Concurso Novos Roteiros Originais - Edição Brasil, que vai premiar um total de 45 histórias de filmes de longa e curta metragem e séries que ainda não tenham sido filmados ou exibidos profissionalmente. (Acesse aqui o edital)

A seleção, organizada em parceria junto à Secretaria do Audiovisual (SAv), órgão da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e o Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB), é aberta a pessoas físicas maiores de 18 anos de idade. Os vencedores receberão uma ajuda financeira de até R$ 15 mil, conforme a categoria, de forma a proporcionar o aperfeiçoamento e a adaptação dos trabalhos com vistas à possível produção das obras.

“O objetivo é revelar novos talentos que nunca tiveram a chance de ver seu roteiro produzido e apresentado em festivais, além de fomentar o mercado audiovisual brasileiro com novas ideias, contribuindo para a democratização do setor”, explica o chefe da representação da OEI no Brasil, Raphael Callou. Os selecionados vão ser treinados por Script Doctors (profissionais que aperfeiçoam roteiros), além de participar de conferências com grandes roteiristas.

O ICAB promoverá, ainda, um encontro dos 45 vencedores junto aos principais players do mercado, como canais e plataformas de conteúdos em operação no Brasil, emissoras de televisão aberta e fechada, produtoras e distribuidoras, visando à aproximação dos novos roteiristas com o ramo audiovisual. As inscrições, totalmente gratuitas, seguem até 31 de agosto deste ano, e a escolha dos roteiros caberá a uma comissão formada por, no mínimo, dois especialistas.

Serão aceitos apenas roteiros em Língua Portuguesa, e a organização rejeitará trabalhos adaptados de outras fontes ou formatos, como livros, peças de teatro, músicas, novelas e histórias em quadrinhos, mesmo que autorizados pelo detentor dos direitos. Os resultados da seleção vão ser publicados nos sites do ICAB, da OEI e da SAv, e a entrega dos prêmios ocorrerá em solenidade a ser definida posteriormente. Mais informações no site do concurso (Acesse aqui).

APOIO - O concurso é financiado pela OEI, por meio do Programa de Fortalecimento do Processo de Divulgação e Internacionalização da Produção Audiovisual Brasileira na Ibero-América, criado em 2018 com o objetivo de lançar iniciativas inovadoras no setor. A entidade sustenta que o fomento à cultura, além de potencializar o diálogo e a convivência democrática, contribui para o desenvolvimento de arranjos econômicos criativos locais. (Por André Martins, com informações da OEI)



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar