Dicas de beleza: Saiba tudo sobre as estrias e veja como tratá-las

As estrias estão presentes nas camadas superficiais da pele e também nas regiões mais profundas da epiderme

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na lista de problemas indesejáveis na pele, com certeza as estrias estão entre as queixas mais frequentes. Por isso, convocamos o dermatologista Marcelo Bellini, membro da Academia Americana de Dermatologia e diretor da clínica Corpo em Evidência, para esclarecer todas as nossas dúvidas. A seguir, você vai entender melhor o que são essas lesões, como elas se formam, como combatê-las, o que fazer como tratamento preventivo, entre outras questões que nos afligem!

O que são as estrias?

São lesões causadas pelo estiramento da pele, que rompem as fibras de colágeno e elastina. As estrias estão presentes nas camadas superficiais da pele e também nas regiões mais profundas da epiderme.

Onde podem aparecer?

Bumbum, seios, coxas e barriga são alvos certos, mas as estrias ocorrem também nos braços e batatas das pernas.

Quais os tipos?

Há vários: as rosadas são recentes e as brancas são antigas, sendo que esta última se manifesta quando a ruptura da pele já formou fibrose, sinal de que as fibras se romperam e já cicatrizaram. Existem também as largas e as mais finas.

Qual é a origem?

Os fatores mais frequentes envolvidos no surgimento são gravidez (ganho de peso superior a 9 kg), obesidade, crescimento (estirão da adolescência), utilização de medicamentos com corticóides, alterações hormonais e musculação (quando os exercícios são realizados sem a orientação adequada).

Como evitá-las?

Para ficar sempre longe das estrias é preciso controlar o peso, praticar exercícios aeróbicos, fazer alongamento e manter uma dieta equilibrada. É necessário muito cuidado ao consumir suplementos alimentares, pois eles promovem um rápido ganho de volume, o que causa a distensão das fibras.

Quais são os tratamentos possíveis hoje?

Atualmente, o tratamento mais eficiente contra as estrias é a radiofrequência fracionada, que promove colunas de agressão (do tamanho da cabeça de um alfinete). A cada disparo ela provoca agressões térmicas em múltiplos pontos. As áreas ao redor (entre as colunas) são poupadas e ajudam na recuperação com a produção de colágeno, o que melhora o aspecto geral das estrias. O tratamento é indicado para todos os tipos de estrias e apresenta melhora global de 60 a 70%. As estrias recentes (rosadas) apresentam melhores resultados, já as antigas têm resposta um pouco mais demorada. As estrias largas ficam cada vez mais finas e as finas tornam-se descontínuas.

O laser também é indicado?

O laser CO2 fracionado também é recomendado, pois também promove colunas de agressão na pele e tem recuperação de cinco a sete dias. É indicado para estrias mais profundas e mais largas e para quem tem estrias em mais quantidades. Para as superficiais, peeling de cristal seguido da aplicação de ácido retinóico 5 a 7%. Esse tipo de tratamento é indicado para pacientes mais jovens. Quando há estrias associadas à flacidez temos os equipamentos de radiofrequência e infravermelho que estimulam a produção de colágeno e reduzem a frouxidão do colágeno.

Quais são as soluções para quem não pretende recorrer à radiofrequência?

Atenuar as marcas das estrias é também uma alternativa para quem não pretende recorrer à radiofrequência. Os cremes elaborados com retinóides estimulam a produção de colágeno, o que interrompe o processo inflamatório e reduz a depressão formada. O mesmo composto pode ser adicionado ao peeling, em forma de ácido retinóico. Este procedimento também remove as camadas superficiais da pele, fazendo com que as estrias pareçam menos profundas.

E quais são os tratamentos preventivos?

Para prevenção, indica-se rosa mosqueta, fórmulas com uréia, silício orgânico, vitamina C, vitamina E, colágeno e elastina.

Massagem pode ajudar?

Não existe correlação de melhora com as massagens. A drenagem linfática e outras massagens são úteis apenas para o tratamento de celulite e não para estrias.

Tomar sol pode piorar ou aumentar as marcas?

A exposição ao sol evidencia as estrias, pois a pele normal bronzeia e as linhas de estria não bronzeiam, portanto aumenta-se o contraste, mas o sol não favorece o aparecimento de novas estrias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES