Conheça alimentos que prolongam o efeito bronzeado na pele

Ricos em betacaroteno, alguns alimentos proporcionam tom bronzeado duradouro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Grande parte das mulheres gosta de ter a pele bronzeada e, quando chega o verão, querem logo ir à praia pegar um sol. Mas a exposição aos raios UVA e UVB exige cuidado, então é válido investir em uma alimentação rica em betacaroteno, que auxilia a formação de melanina, um pigmento que além de fornecer uma coloração bonita para a pele, também a protege e prolonga o bronzeado. ?Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno, como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, mamão, manga, agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho?, conta a nutricionista Mirian Nogueira Martinez, do Hospital e Maternidade São Luiz.

Se quer ver resultados no tom da pele, é importante ingerir esse tipo de alimento aproximadamente 20 dias antes de tomar sol. ?A exposição saudável ao sol é necessária para ativar a melanina, substância responsável pela coloração da pele?, ressalta a médica. O ideal é consumir de 15 a 25mg/dia de alimentos que contenham betacaroteno, o equivalente a mais ou menos duas cenouras e um mamão papaia.

Como tudo em excesso pode ser prejudicial, alimentos ricos em betacaroteno também podem conferir um aspecto alaranjado para a pele se forem consumidos em quantidades exageradas. ?Para saber se você está ingerindo a substância em excesso, olhe com atenção as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo. Os carotenóides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas?, alerta Mirian. Para reverter a aparência, basta suspender o consumo dos alimentos carotenóides e o efeito sumirá com o tempo.

Uma alimentação balanceada é fundamental para manter o corpo saudável por dentro e por fora, ?assim como tomar todos os cuidados com a exposição solar, como os horários adequados e tempo de exposição, além do uso de filtro solar com reaplicação. Mais importante que o bronzeado é a saúde de sua pele? conclui a nutricionista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES