Conheça os riscos das plásticas combinadas

A realização de procedimentos ao mesmo tempo expõe o paciente a um longo período sobe efeito da anestesia, o que causaria males

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca se olhou no espelho e sentiu vontade de mudar aqui e ali e entrar no centro cirúrgico e sair repaginada? Acordar com outra aparência depois que termina a anestesia. Inicialmente, fazer cirurgias plásticas associadas pode parecer mais prático e vantajoso economicamente, mas nem todos os casos são indicados e seguros.

De acordo com o cirurgião plástico Dov Charles Goldenberg, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica SBCP, um tempo muito longo de anestesia, que ocorre principalmente quando o paciente faz mais de uma cirurgia no mesmo dia, pode se tornar um risco.

O assunto é tão sério que a SBCP prepara o novo documento com mudanças importantes na realização de cirurgias. Entre elas estão a definição dos exames que devem ser exigidos antes das operações; a especificação do tipo de anestesia para cada caso, a restrição de plásticas em adolescentes e a polêmica limitação do número de procedimentos em uma mesma cirurgia;

Muitas pessoas acreditam que fazer diferentes intervenções plásticas, de lipoaspiração, abdome, implante de silicone nos seios e nas cirurgias faciais, por exemplo, de uma só vez, é prático e seguro. Mas de acordo com Goldenberg, isso não é verdade e planejar as cirurgias com intervalo não expõe o paciente a tantos riscos. "Duas anestesias mais curtas garantem mais segurança ao paciente", afirma.

O cirurgião explica que as complicações variam de acordo com o estado clínico de cada um. "Uma pessoa anestesiada por mais de seis horas pode correr riscos, como problemas respiratórios, trombose venosa e embolia pulmonar por ficar parado muito tempo na mesma posição."

No entanto, Goldenberg ressalta que nem todas cirurgias podem ser feitas em conjunto com a mesma anestesia, isso irá depender da área do corpo e o tamanho de cada uma. "Se a intervenção for no tronco, a mamoplastia e a lipoaspiração podem ser feitas em conjunto na maioria dos casos. Se a escolha incluir cirurgia facial, pode não ser indicado, porque esse tipo de plástica é mais minuciosa, dura mais tempo e exige mais atenção do cirurgião."

Antes de se submeter a uma cirurgia estética, o cirurgião deve respeitar o quadro clínico do paciente. O procedimento adequado para a escolha de cirurgias conjuntas é verificar se há existência de doenças prévias, a idade e as condições físicas. "O primeiro passo para a avaliação dos riscos operatórios é avaliar se as condições clínicas são compatíveis ao tempo cirúrgico", destacou Goldenberg



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES