Conheça os vegetais contra envelhecimento

Alimentos triviais ajudam a garantir a jovialidade do corpo por dentro e por fora

Alimentação | IG
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A medicina estética tem na ponta da língua as respostas para os incômodos provocados pelos sinais da idade. Se as rugas aparecem, botox. Caso o problema seja ressecamento da pele, cremes e mais cremes. Tinturas para cabelos grisalhos; pílulas para aumentar a vitalidade. Mas se as fórmulas para conter o envelhecimento externo dão aos cosméticos a possibilidade de interferir no curso natural da vida, a garantia da jovialidade interna pode ser encontrada na feira ou supermercado.

Alimentos triviais do dia-a-dia são a chave para a eliminação das células velhas e doentes, o que ajuda a prevenir um organismo envelhecido. Os chamados antioxidantes foram eleitos como remédios naturais contra os radicais livres, estruturas que danificam o corpo humano acelerando o processo de envelhecimento das células que compõem o organismo.

Independentemente da informação que consta na carteira de identidade, é possível manter o corpo jovem com uma dieta rica em alimentos benéficos. Segundo Cristiane Kovacs, nutricionista coordenadora do Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, de São Paulo, eles ajudam a evitar disfunções neurológicas e podem auxiliar até no combate ao câncer, se consumidos de forma moderada, para que não prejudiquem o corpo.

A nutricionista aponta os alimentos ideais: cenoura, batata-doce, abóbora, espinafre, brócolis e vegetais folhosos verde-escuros são exemplos que não podem faltar no cardápio. Ovos, abacate, brócolis e couve de bruxelas também são importantes, assim como laranja, limão, kiwi, mamão papaia e acerola. Na hora de cozinhar, outra sugestão é abandonar de vez a manteiga e a banha, gorduras de origem animal, e preferir os óleos vegetais (oliva, girassol, soja, etc.).

Falhas recorrentes

O envelhecimento da população é realidade, medido ano a ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se antes, as pessoas se programavam para viver até os 60 anos de idade, agora a média já deu um salto de mais de uma década. A expectativa de vida do brasileiro hoje é de 76 anos.

Para estes 12 anos de vida a mais sejam desfrutados com qualidade, a cozinha não deve ser negligenciada. Segundo o Ministério da Saúde, refrigerante e frituras ainda são desafios para a população de qualquer faixa etária (em média 35% consomem estes tipos de produtos mais de cinco vezes por semana). Além disso, pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas concluíram que na faixa etária entre 20 e 69 anos, 79,8% não comem frutas com regularidade.

Para quem deseja começar a adotar um cardápio mais sadio, a nutricionista elaborou uma saborosa opção de dieta com ingredientes que são tudo de bom para a saúde, confira. Sugestão de cardápio antioxidante Café da manhã: leite desnatado, pão integral, creme vegetal rico em fitosterol, goiaba e granola.

Lanche da manhã: mamão e farelo de aveia. Almoço/Jantar: alface, cenoura cozida, tomate, azeite de oliva, arroz, feijão, sardinha grelhada, legumes refogados e óleo de canola para cozinhar os alimentos. Manga como sobremesa e suco de caju para beber.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES