Especialistas dão dicas de como prolongar a tintura dos cabelos

Segundo os profissionais, os cabelos tingidos de ruivo são os que mais estão suscetíveis ao desbotamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pintar o cabelo é uma arma poderosa para levantar a autoestima e ainda aderir às últimas tendências, passando por uma transformação instantânea. Mas dá trabalho. Isso porque a responsabilidade com fios bonitos não acaba quando a mulher sai do salão ou termina de tingir os fios em casa. Pelo contrário, nesse momento começa outra missão: a de manter a cor vibrante por mais tempo. ?Essa tarefa é ainda mais complicada para as mulheres que optam pelos tons avermelhados, pois as moléculas do pigmento vermelho são maiores, tornando sua penetração mais difícil. Resultado: desbota com muita facilidade?, esclarece o cabeleireiro André Czerwinski, do salão Vimax Art Hair Beauty, de São Paulo.

Os loiros -principalmente quando a cor natural dos fios é escura- são os que precisam de retoque mais frequente. ?Se o cabelo crescer meio centímetro, a diferença de cor entre a raiz e o fio já fica muito evidente?, diz o colorista Wesley Nóbrega, do Studio W Higienópolis, de São Paulo.

Mas quem muda apenas dois ou três tons em relação à cor original dos cabelos fica menos escrava da coloração. ?As cores mais práticas, nesse sentido, são aquelas que se aproximam do tom natural dos fios?, explica o cabeleireiro Felipe Freitas, do salão Crystal Hair, do Rio de Janeiro.

Cor vibrante no dia a dia

Algumas dúvidas, como a frequência das lavagens, o uso de produtos próprios para fios tingidos e o uso do filtro solar sempre surgem quando o assunto é manter a cor. A seguir, os três especialistas consultados por UOL Mulher, Wesley Nóbrega e André Czerwinski, de São Paulo, e Felipe Freitas, do Rio de Janeiro, sugerem alguns cuidados para prolongar o efeito da coloração por mais tempo.

Existe algum problema em lavar todo dia?

André Czerwinski: Nos cabelos tingidos com colorações permanentes, não é a frequência de lavagens que provoca o desbotamento, mas a falta de cuidado. Por isso é importante usar os produtos específicos para fios tingidos e hidratar com máscaras de tratamento, além de evitar esfregar os fios molhados, para evitar atrito entre um fio e outro.

Wesley Nóbrega: Todo cabelo não só pode como deve ser lavado todo dia, para manter o couro cabeludo limpo e saudável.

Xampus, condicionadores, máscaras e cremes para pentear ? específicos para fios tingidos ? fazem diferença no prolongamento da cor?

Os três profissionais afirmam que é preciso, sim, usar os produtos próprios para cabelos coloridos. Aminoácidos contidos na formulação protegem a cor, assim como a vitamina E, um poderoso antioxidante, previne o desbotamento precoce e mantem a cor viva por mais tempo. Mais uma dica: ?Nunca use xampu anti-resíduos para não desbotar a cor. E as loiras devem usar, uma vez por semana, um xampu ?silver? (com pigmentos violeta) para prevenir o aspecto amarelado, típico da cor?, acrescenta Felipe Freitas.

E o filtro solar, como usar?

Embora exista filtro solar puro para cabelos, é mais prático utilizar um finalizador com FPS, pois é um produto que permanece no fio, portanto funciona. Esse é um cuidado muito importante, visto que o sol é um dos fatores que alteram efetivamente a cor, desbotando o tom dos cabelos. ?Os produtos leave-in devem ser usados diariamente, pois além de protegerem os fios das agressões diárias e do sol, evitam a oxidação do pigmento, o que prolonga a cor bonita por mais tempo?, explica André Czerwinski.

A importância da hidratação

Cabelos ressecados, quebradiços e porosos não seguram a cor, logo a hidratação é fundamental para quem quer manter os fios tingidos mais bonitos e viçosos. ?Quanto mais poroso, mais o fio desbota?, endossa o colorista Wesley Nóbrega. ?Um cuidado que funciona para manter o cabelo hidratado é usar as máscaras nutritivas específicas para cabelos coloridos, elas possuem vitamina E na formulação, e, assim, evitam o desbotamento e o ressecamento do fio. Elas podem ser aplicadas a cada dez dias, sempre após o uso de xampu e condicionador próprios para cabelos coloridos?, ensina André Czerwinski.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES