Coral da Cidade de Parnaíba se apresenta em Teresina

Será no Palácio da Música no projeto Concertos Matinais

Coral da cidade de Parnaíba estará em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atravessando o sertão, enfrentando o calor, um grupo de jovens que compõem o Coral da Cidade de Parnaíba tem levado o canto para além da sua cidade. E um dos lugares que eles resolveram ir foi a cidade de Sobral, no Ceará, onde participaram, recentemente, do Festival Cantares.

“Este festival é de suma importância para a música coral no Brasil, divulgando grupos do Nordeste. Assim que fomos convidados ao festival, reunimo-nos em busca de recursos. Bazares, bingos e feijoadas foram realizados para pagar as passagens. Tudo com muito sacrifício que geraram excelentes resultados. Conseguimos o que queríamos. Levamos quase todos os integrantes, e os que não viajaram foi porque estavam doentes. Levamos na bagagem quatro obras para coral a quatro vozes”, relembra Beetholven Cunha , regente do coral.

A experiência foi tão proveitosa e cheia de muitos desafios, afinal, até então eles nem recursos para irem tinham, e conseguiram. E foi essa força de vontade em querer levar a frente esse projeto e dividir com os outros essa experiência que o grupo está mais uma vez saindo de sua zona de conforto, a cidade de Parnaíba, e irá pegar novamente a estrada.

No repertório ‘Cio da Terra’, de Chico Buarque e Milton Nascimento, com arranjo de Ana Yara Campos; ‘Rosa Amarela’, de Heitor Villa-Lobos; ‘Peixe Vivo que faz parte da obra do Beetholven, da composição Ciclo Brasileiro; ‘A Velha Estação’ do livro 2 das Sete Canções de um lugar’, composto também por Cunha.

“Devo dizer que Parnaíba tem muito que se orgulhar do seu coral. Levamos a emoção de um repertório bem elaborado para muitos que nem sabiam da existência da música coral em Parnaíba. Fomos muito aplaudidos. Todo o sacrifício valeu a pena. O repertório que levamos era simultaneamente tradicional e autoral, fazendo todo o diferencial nesta apresentação”, completa Beetholven.

Na cidade de Sobral, o coral se apresentou no Teatro São João. Construído no final do século XIX, não é um teatro de grandes proporções, mas impressiona imensamente o estilo e forma desta casa dedicada a pequenos concertos e recitais. “Um belo teatro dedicado a arte das musas. Foram seis corais a se apresentar. Eram corais numa maioria comunitários e universitários. Corais de musical que fizeram belas performances. Corais com arranjos populares.

Todos bonitos e afinados. Participar de festivais ou encontro de corais sempre nos ajuda a sabermos onde estamos e onde devemos chegar”.

No final do ano, o coral está preparando uma programação de natal que irá acontecer na cidade de Parnaíba, além de outros cidades próximas. E os projetos não param por aí. A ideia, segundo Beetholven Cunha, é levá-lo para o Festival Internacional de Corais em Vinhedo, São Paulo. “Há alguns anos estive lá com o coral infantojuvenil Trauteando, da cidade de Água Branca. Estamos aguardando a seleção”.

O Coral da cidade de Parnaíba foi convidado ainda para se apresentar em Teresina no dia 2 de dezembro, no Palácio da Música, dentro do projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES