Corpo de José Saramago é velado em biblioteca

Ele deve ser cremado e cinzas divididas entre Portugal e arquipélago espanhol

Corpo em biblioteca das Ilhas Canárias | Augusto Finfer
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O corpo do escritor português José Saramago, que morreu nesta sexta-feira (18) em sua residência nas Ilhas Canárias, está sendo velado em uma biblioteca na cidade de Tías, localizada na ilha canária de Lanzarote. O escritor de "Ensaio sobre a cegueira" estava com 87 anos e sofria de leucemia e problemas respiratórios.

O corpo de Saramago deve se transportado neste sábado a Lisboa por um avião enviado pelo governo português. De acordo com a agência de notícias EFE, ele deveria ser cremado e é possível que parte de suas cinzas sejam enviadas a seu povoado natal, Azinhaga, em Portugal, e a outra parte fique em sua casa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias.

O administrador da Fundação José Saramago, José Sucena, disse em entrevista ao jornal português "Público" que é provável que o corpo chegue a Lisboa no sábado de manhã e fique no Salão Nobre da Câmara Muncipal de Lisboa. ?Há algumas divergências de informação quanto ao funeral?, disse José Sucena. ?Pilar del Rio [esposa] que irá dizer. Há quem diga que ele queria ser cremado e que as cinzas fossem espalhadas pela oliveira ao pé da casa [em Lanzarote], e há quem diga que essa informação está desatualizada e que ele gostaria de ficar em Lisboa.?

O velório do corpo de José Saramago já ocorre em Tías, na ilha canária de Lanzarote - o que indica que o escritor também pode ter dois velórios, um na Espanha e outro em Portugal. A solenidade ocorre na biblioteca Tías, que leva o nome do Prêmio Nobel de Literatura de 1998. O prefeito de Tías, José Juan Cruz, decretou três dias de luto como demonstração de respeito. O corpo do escritor está vestido com um traje escuro e ele está de óculos.

A escritora Nélida Piñon, que está na Espanha, vai representar a Academia Brasileira de Letras nos funerais do escritor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES