Depilação com aparelho dura mais; saiba mitos e verdades

Conheça, a seguir, mitos e verdades sobre o uso do equipamento de depilação.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a vantagem de arrancar os pelos pela raiz, sem a necessidade de deslocamento e sem sujeira, os depiladores elétricos diminuem o risco do surgimento dos indesejáveis pelinhos encravados. Em contrapartida, causam praticamente o mesmo nível de dor dos outros procedimentos depilatórios. Conheça, a seguir, mitos e verdades sobre o uso do equipamento de depilação.

Verdades

Depilação dura mais tempo: mulheres que têm pouco tempo livre se beneficiam com esse tipo de técnica. ?A depilação tende a durar em torno de três a quatro semanas, bem mais do que a realizada com lâmina?, afirma Estrela Dalva Baptista D´Aurea Machado, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Não causa coceiras: a técnica passa imune por um dos principais problemas relacionados às práticas de depilação feitas em casa: a alergia. ?Como o depilador tem pouco contato com a pele, dificilmente provoca coceiras, vermelhidões ou qualquer outro tipo de irritação?, esclarece Carla Bortoloto, dermatologista e professora da pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade de Medicina Souza Marques. Apesar disso, após o procedimento, deve-se aplicar creme hidratante ou gel calmante que tenha como principio ativo mentol, ureia, azuleno ou cânfora para evitar o ressecamento da cútis.

Preço baixo: outro ponto positivo do aparelho elétrico reflete diretamente no bolso de quem usa o produto. Afinal, ele se torna mais barato que os demais procedimentos, pois há somente o investimento inicial, concretizado na hora da compra.

Mitos

Não causa dor: em algumas mulheres, ele pode causar dor intensa nas primeiras depilações. Além disso, se não for usado de forma correta, tende a quebrar o pelo, provocando foliculite - inflamação causada pelo crescimento de bactérias no folículo piloso, canal por onde sai o pelo.

Pode ser passado com rapidez: esses aparelhos não devem ser passados rapidamente e nem muito devagar para não machucar a pele e nem cortar o pelo pela metade. ?Além disso, a direção dos movimentos deve ser sempre oposta ao crescimento dos pelos para evitar o encravamento?, alerta Estrela.

Uso irrestrito: quando mal realizada, a depilação elétrica pode desencadear ainda um processo inflamatório que resulta na formação de manchas na pele. Por isso, vale a pena lembrar que é preciso saber também em quais partes do corpo ele é recomendado. ?O procedimento pode ser feito em todas as partes do corpo, mas deve-se ter cuidado especial nas áreas de dobras, devido ao risco de o aparelho ?beliscar? a pele. Mas, atualmente, existem muitos equipamentos no mercado que possuem adaptadores para as áreas mais sensíveis?, explica a dermatologista Estrela.

Pode ser compartilhado: jamais empreste o depilador elétrico para outra pessoa. ?Quando fazemos o uso coletivo aumentamos os riscos de proliferação das bactérias presentes na pele e da contaminação de possíveis doenças?, alerta Carla.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES