Pele: Dermatologistas esclarecem quais produtos é preciso usar

O hidratante é importante porque 70% do peso da pele é água.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até que ponto usar vários cosméticos é sinal de cuidado ou exagero? ?Regra geral, cuidado é limpar, hidratar e proteger a pele do sol pela manhã, reaplicar o protetor solar durante a tarde e limpar e tratar o rosto à noite?, resume a dermatologista Solange Pistori Teixeira, de São Paulo, médica colaboradora do departamento de dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Nesse ritual diário, a limpeza tem o papel de remover células mortas, maquiagem, excesso de gordura e sujeira e, com isso, facilitar a penetração dos princípios ativos dos cremes que serão aplicados na sequência.

?O hidratante é importante porque 70% do peso da pele é água e, quando ela está desidratada, não funciona da forma adequada, ao passo que o filtro solar preserva a qualidade do tecido e o protege contra o envelhecimento precoce?, diz a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora titular de dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes. Por fim, o creme noturno de tratamento é rico em ativos funcionais.

?Eles podem ser usados até sua concentração máxima, visto que à noite a pele recebe e metaboliza melhor essas substâncias?, diz o cosmetólogo José Paschoal Rossetti Filho, pesquisador do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, em Penápolis (SP).

Ordem certa

A sequência de aplicação dos produtos garante a ação e melhor aproveitamento deles. ?Logo cedo é preciso fazer a limpeza do rosto, seguida da aplicação do hidratante facial, do creme para a área dos olhos e, 15 minutos depois, do protetor solar FPS 15+?, indica a dermatologista Deborah Ataíde, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Antes de dormir, repita a higiene, passe o produto para olhos e um creme de tratamento com vitaminas e antioxidantes, por exemplo, se a intenção for combater o envelhecimento precoce; ou ácidos, se quiser clarear manchas, amenizar rugas e flacidez, diminuir a oleosidade ou a acne. ?Os ácidos podem ser usados em todos os tipos de pele, geralmente a partir dos 30 anos de idade. Porém, eles sempre devem ser aplicados à noite e combinados com hidratantes, para não agredir demais a pele?, lembra a dermatologista Denise Steiner.

Em tempo: o creme para lábios é opcional e, se for usado, deve ser antes do filtro solar e depois do hidratante facial. Não se trata de uma frescura, porque a pele da região desidrata fácil e pode queimar com a exposição ao sol ou frio intenso. Também é uma das áreas de maior incidência de câncer de pele e, devido ao excesso de movimentos ao falar e sorrir, é mais suscetível ao aparecimento de rugas.

O poder da associação

Em nome da praticidade, muita gente opta por usar produtos que combinem ativos e benefícios. É caso do hidratante com firmador e clareador, por exemplo. ?Como a associação é algo complexo, que se for feito da forma errada pode unir substâncias que se anulam ou prejudicar a pele, na hora da compra verifique se o cosmético é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)?, recomenda Denise Steiner.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES