Designer lança coleção de moda praia para mulheres que perderam seios

O desenho dos maiôs busca naturalizar os efeitos da mastectomia e aliar moda à luta em favor da naturalização do corpo feminino que não passa por reconstrução da mama: o projeto Monokini 2.0

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Quem disse que precisa ter dois?” Com a intenção de colaborar contra a discriminação a mulheres que sofreram na pele os efeitos do tratamento de câncer da mama, o designer Rudi Gernreich criou uma coleção de moda praia dedicada a mulheres com um só ou sem seio. O desenho dos maiôs busca naturalizar os efeitos da mastectomia e aliar moda à luta em favor da naturalização do corpo feminino que não passa por reconstrução da mama: o projeto Monokini 2.0.

Em comunicado oficial no site do projeto, o designer explica que a intenção é questionar o conceito de “aparência ideal de uma mulher”:

“Monokini 2.0 é um projeto de arte social que reexamina a visão estreita de cultura popular da aparência ideal de uma mulher. Nós nos esforçamos para expandir o que é aceito e considerado bonito ao desenhar uma coleção de roupas de banho para mulheres com câncer de mama. As roupas de banho são projetadas para as mulheres que sofreram mastectomia. O fato é que muitas mulheres que tiveram um seio removido devido ao câncer de mama não deseja ter a cirurgia de reconstrução de mama e querem continuar suas vidas com um ou sem seios em tudo.”

A ideia original também é reforçada com o conceito de Elina Halttunen e a coleção também tem como modelos mulheres que passaram pela cirurgia de remoção das mamas.

“Queremos incitar uma autoimagem positiva da mulher operada, mostrando que ela pode ser completa, linda e sexy, mesmo com apenas uma mama ou sem seios. Nosso outro objetivo é quebrar o tabu social restritivo sobre o que é considerado adequado — de expor algo que não está lá. Se um seio exposto é considerado nudez, expor nenhuma mama também é considerado nudez?”, diz o site oficial.

O designer Rudi Gernreich conta ainda que a coleção vai além do que vestir na praia:

“Trata-se de uma mudança de cultura para toda a sociedade sobre a liberdade e a emancipação”.






Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES