Em tempos de PEC das Domésticas veja como emagrecer limpando a casa

Uma faxina bem feita equivale a algumas boas calorias a menos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agora que as domésticas ganharam o PEC, que dá a elas novos direitos trabalhistas como oito horas diárias de trabalho, horas extras, indenização, adicional noturno, etc, muita patroa vai ter que pôr a mão na massa caso não possa gastar mais para manter a empregada. Mas lavar louça, banheiro, limpar janelas e portas e varrer o resto da casa pode não ser tão ruim assim. Afinal, uma faxina bem feita equivale a algumas boas calorias a menos.

? Cuidar da casa funciona como exercício. Se a pessoa se movimentar de maneira correta, os músculos certos serão trabalhados e nisso há um gasto calórico ? afirma o personal trainner da academia Pro Quality Rafael de Alcantara.

Uma hora varrendo, por exemplo, gasta entre 150 e 200 calorias, e trabalha bíceps, tríceps e abdômen; agachar para lavar banheiro exercita pernas e lavar louça movimenta ombros e protege a coluna.

? Como precisamos cuidar da casa e fazer faxina, que seja de maneira correta e para o nosso bem, como um exercício. Nessa hora, me preocupo em ter a postura certa para não ficar com dor depois ? conclui a estilista Erika Feres, de 29 anos.

Como todo exercício, para fazer faxina e aproveitar o máximo dela é preciso ter disciplina:

? A dona de casa ou a empregada tem que ser disciplinada. É preciso prestar atenção na postura e na posição correta de pés e braços. Além disso, tem que lembrar de usar sempre os dois lados do corpo na faxina: direito e esquerdo ? recomenda Rafael.

Além da limpeza em casa, outra dica é fazer compras:

? Numa ida ao mercado, andar para pegar os produtos por uma hora gera perda de 200 a 300 calorias. Não há motivo para ser sedentária e estes pequenos detalhes do dia a dia nos fazem sair da inércia ? completa ele.

Lavando banheiro

Errado: limpar o vaso sanitário de pé prejudica a coluna.

Certo: agache concentrando o peso do corpo nas coxas e com a coluna reta. O movimento do rodo exercita os braços. A perda calórica no banheiro é de 400 calorias.

Lavando louça na cozinha

Errado: coluna encurvada e peso sobre apenas uma das pernas.

Certo: pés paralelos e coluna reta. Lavar louça fortalece o músculo que protege a coluna. Reveze a lavagem entre a mão direita e a esquerda. Perda de até 80 calorias.

Limpando janelas

Errado:ao limpar janelas e portas de vidro, não é recomendado ficar na ponta dos pés, nem sustentar a coluna com uma das mãos.

Certo: use uma escada e limpe a região na altura dos ombros. Alterne os braços durante o serviço, contando os movimentos. Perda de até 150 calorias por hora.

Varrendo a sala

Errado: varrer com a coluna curvada, com o peso apenas em um lado do corpo e segurando a vassoura no centro do cabo.

Certo: pés paralelos, coluna reta e mão no alto da vassoura. Varrer simula o movimento de remada. Faça 15 minutos para um lado e 15 minutos para o outro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES