Encontro de Folguedos traz grupo do Rio de Janeiro

Encontro será realizado no espaço Albertão e traz o grupo Jongo de PInheiral

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em sua trigésima quarta edição o Encontro Nacional de Folguedos que acontece este ano, de 18 a 27 de junho, traz, pela primeira vez, uma das manifestações culturais brasileiras mais tradicionais e antigas do sudeste do País. Trata-se do ?Jongo de Pinheiral?, grupo do Rio de Janeiro que remete a uma tradição de 150 anos que influenciou, decisivamente, a formação do próprio Samba carioca.

Com a participação de 11 estados confirmados, o 34º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí se diferencia por abrir espaço para a diversidade cultural brasileira, criando expectativas positivas entre os grupos do Brasil, como demonstrou João Paulo, integrante do ?Jongo de Pinheiral?.

Ainda segundo o integrante do grupo do Rio de Janeiro, ?o Jongo existe desde os temos dos escravos e a dança vem passando de geração em geração?, sendo que o grupo propriamente dito, ?Jongo de Pinheiral?, tem 25 anos, se instituído como Ponto de Cultura há 2 anos.

Mas o que é mesmo Jongo?

Para quem nunca ouviu falar em Jongo, pode-se adiantar que a dança, também conhecida como Caxambu, é uma manifestação cultural muito presente no sudeste do Brasil e tem origem nas colônias de escravos usados nas fazendas de café do interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O ?Jongo? insere-se na mesma linha das chamadas danças de umbigada, como o próprio tambor de crioula é um exemplo e foi trazida para o Brasil por negros bantu, que foram seqüestrados nos antigos reinos de Ndongo e do Kongo, região compreendida hoje como boa parte do território da República de Angola.

Tão importante foi a influência desta manifestação cultural que o Governo Federal, em 2005, reconheceu a dança como patrimônio imaterial brasileiro.

O grupo ?Jongo de Pinheiral? se destaca ainda por misturar originalidade e tradição em suas apresentações, tendo sua origem na fazenda São José Pinheiro, pertencente a grandes produtores de café e senhores de escravos do interior do Rio de Janeiro.

O grupo ?Jongo de Pinheiral? já ganhou vários prêmios entre eles: Prêmio Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã em 2008(MinC); Prêmio Pontinho de Leitura também do MinC(2008) e Prêmio Culturas Populares da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Rio de Janeiro.

O 34º Encontro Nacional de Folguedos do Piauí acontece, de 18 a 27 de junho, na Vila Olímpica do Albertão, espaço que recebeu, ano passado, mais de 450 mil visitantes. O evento é realizado pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) e é considerado um dos maiores e mais organizados eventos do gênero do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES